Como fazer pipoca fogo alto ou baixo?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como fazer pipoca: no fogo alto ou baixo? O correto é fazer a pipoca em fogo baixo, pois dessa forma você evita com que o óleo queime com facilidade e rapidez. Se você fazer pipoca em fogo alto, provavelmente o gosto do óleo queimado vai passar para a pipoca.

Você deve esperar cerca de 30 segundos com todo o milho na panela e fora do fogo. Assim que passarem os 30 segundos, volte a panela para o fogo baixo, mexendo e chacoalhando a panela com a tampa fechada de vez em quando para que todos os milhos estourem – cuidado para não se queimar.

180 graus

Os físicos Emmanuel Virot e Alexandre Ponomarenko, da Escola Politécnica de Paris, afirmam que quando a pipoca chega ao limite de temperatura de 180 graus, a camada exterior do milho vai estourar, não importando o tamanho e a forma do grão.

Modo de preparo
Coloque a quantidade de pipoca desejada e fica balançando a panela de vez em quando. Quando ela começar a pipocar você continua balançando para que as pipocas de baixo não corra o risco de pregar e queimar.

Deixe de molho
Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!

Se aquecido rápido demais, o vapor no interior da pipoca pode atingir temperatura e pressão muito altas, fazendo que a casca se rompa antes do amigo no interior do milho ficar gelatinoso. Fato que torna o interior da pipoca mais duro.

Obs.: O vinagre faz com que a pipoca não grude nos dentes e não fica o gosto.

Em fogo alto e mexendo de vez em quando, espere até as primeiras pipoca estourarem; Em seguida a isso, diminua o fogo e mexendo sempre, retire do fogo quando contar 5 segundos entre um estouro e outro.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

O ideal é não usar óleo para estourar os grãos e nem adicionar manteiga no final do preparo. O modo de preparo é muito simples.

Há quem não goste do distinto sabor que o azeite deixa na pipoca. No entanto, a combinação de pipoca com azeite (especialmente o extra virgem) vem com uma tonelada de benefícios para a sua saúde, entre eles o controle do colesterol e o fortalecimento do sistema imunológico.

Mas porque os outros milhos e grãos não estouram? Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de micro-fissuras na casca que permitem a saída do vapor. Você sabia que existem grãos de pipoca de outras cores como azul e vermelho?

Isso acontece porque a pipoca fitness, seja aquela feita na pipoqueira elétrica, como aquela feita no microondas, não levam óleo em seu preparo. Isto impede que o sal grude na pipoca. Logo, ela fica sem seu sabor salgadinho característico.

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o milho e a água, e feche a panela. Cozinhe em fogo médio, após levantar fervura, por 20 minutos. Retire do fogo, espere a pressão ceder e abra a panela. Escorra o milho e disponha-o em uma travessa.