Por que não podemos comer cogumelos?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O cogumelo Lepiota, da ordem Agaricales, apresenta substâncias altamente tóxicas, conhecidas como amanitinas. Algumas espécies de cogumelo, como Amanita verna, Lepiota castanea, Clitocybe dealbata e Cortinaruius gentilis, contêm amatoxinas, muscarinas ou orelaninas e podem ser fatais.

Existem quatro categorias de toxinas de cogumelos: a) veneno protoplasmático - que causa a destruição generalizada de células, seguida de falência dos órgãos; b) neurotoxinas - compostos que causam sintomas neurológicos como profusa transpiração, coma, convulsões, alucinações, excitação, depressão e cólon espástico; c) ...

Contraindicações e riscos. Há casos de pessoas que são alérgicas ao cogumelo e por essa razão não podem consumir esse alimento. Outra questão bastante importante é sobre a procedência do item. Fique sempre de olho nos selos de inspeção e quem é o produtor responsável.

Além de serem versáteis, os cogumelos também oferecem uma série de benefícios à saúde, de saúde ao cérebro a prevenção contra o câncer. Além disso, eles apresentam naturalmente baixo teor de gordura e sódio, dois elementos que podem afetar a saúde cardíaca pelo aumento da pressão arterial.

Por que existem cogumelos venenosos? Como os cogumelos não duram muito, é importante que eles espalhem seus esporos rapidamente para se reproduzir. E é justamente aqui que os venenos e as toxinas podem entrar.

psilocibina

O princípio ativo dos principais cogumelos alucinógenos, também chamados de mágicos, é a psilocibina.

Psilocybe cubensis

No Brasil, as espécies de cogumelos mais consumidas como drogas são as do gênero Psilocybe, principalmente a Psilocybe cubensis.

Se o cogumelo é muito colorido, ele vai ser alucinógeno ou tóxico. Se você reparar em muros de jardins de infância, eles pintam o cogumelo de vermelho com pintinhas brancas, simbolizando o cogumelo Amanita Muscaria, e ele é tóxico.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

A Jurema sintetiza uma potente substância alucinógena, a dimetiltriptamina ou DMT, responsável pelos efeitos. Trata-se de um cacto, também utilizado desde remotos tempos na América Central, em rituais religiosos.