Qual cogumelo mais consumido no Brasil?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

champignon

O champignon é o mais popular e consumido cogumelo no Brasil.

Os três cogumelos mais consumidos no Brasil

  • Champignon. O Champignon é o mais popular de todos, sua cor branca e formato de guarda-chuva são inconfundíveis. ...
  • Shitake. ...
  • Shimeji.

No mais, eles são muito nutritivos e benéficos à saúde humana”, explica Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso CPT Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill). No Brasil os cogumelos comestíveis mais comuns são Cantarelo, Portobello, Champignon, Hiratake, Shimeji e Shiitake.

Cogumelo shimeji

Cogumelo shimeji
Aliás, ele é considerado por muitos a variedade mais saborosos, seja o shimeji branco ou shimeji preto. Fornece nutrientes como o fósforo, magnésio e potássio, além de ser uma ótima fonte de proteínas vegetais.

O champignon é o tipo mais conhecido e mais usado de cogumelo, sendo também conhecido como cogumelo paris. Esse tipo de cogumelo tem um sabor mais suave e tem boas quantidades de vitamina B5, fósforo, cálcio e fibras do tipo Beta-glucanas, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

A trufa ocorre naturalmente em países mais frios e, por muito tempo, o consenso era de que seria impossível encontrar esse tipo de cogumelo em solo brasileiro. Mas cientistas e agricultores encontraram o produto se desenvolvendo no Sul e no Sudeste do país.

Psilocybe cubensis

No Brasil ocorrem pelo menos duas espécies de cogumelos alucinógenos, em deles é o Psilocybe cubensis e o outro é espécie do gênero Paneoulus. O vinho de Jurema, preparado à base de planta brasileira Mimosa hostilis, chamado popularmente de Jurema, é usado pelos remanescentes índios e caboclos do Brasil.

O shitake é considerado o rei dos cogumelos e é marcante por ser mais rígido, pelo sabor, e também por ser mais utilizado em molhos, caldos e sopas. Já o shimeji, na verdade, apresenta algumas variedades e o ideal é não consumi-lo in natura, podendo ser refogado, com azeite ou manteiga e alho.

O mercado mundial de cogumelos movimenta 35 bilhões de dólares. Estimativas apontam para um crescimento de 9 a 12% no volume comercializado até 2021. No Brasil, a maior produção de cogumelos está concentrada no estado de São Paulo, onde aproximadamente 500 produtores movimentam R$ 21 milhões.

Quais os tipos de cogumelos comestíveis no Brasil?

  1. Champignon Paris. O mais popular da lista, vendido também em conserva, é o queridinho dos brasileiros na hora de montar a pizza ou de preparar saladas diferentes. ...
  2. Shiitake. É um dos tipos mais consumidos no mundo. ...
  3. Shimeji. ...
  4. Portobello. ...
  5. Hiratake. ...
  6. Enoki.

Algumas espécies de cogumelo, como Amanita verna, Lepiota castanea, Clitocybe dealbata e Cortinaruius gentilis, contêm amatoxinas, muscarinas ou orelaninas e podem ser fatais.

Fistulina hepatica

Rapidamente, alguns seguidores identificaram a espécie do fungo: Fistulina hepatica, chamado vulgarmente de língua-de-vaca ou língua-de-boi e encontrado na Europa e na América do Norte. Há apenas um problema, segundo o cozinheiro: a textura pode incomodar as pessoas. Assistindo ao vídeo, é fácil entender o porquê.

Os cogumelos são encontrados sob as folhas caídas e recolhidos para servir de especiaria. Seu preço é definido de acordo com a região onde cresceu, seu tamanho e suas características físicas. Sua colheita, por fim, dará origem a diferentes pratos, mais comuns na culinária japonesa.

O cogumelo paris não é só um alimento delicioso: ele também é conhecido por suas propriedade nutricionais. É rico em B5 e B12 – vitaminas que auxiliam na produção de insulina, anticorpos e hemoglobina.

1 – Decida que tipo de cogumelo você quer cultivar. Os três tipos de cogumelos mais fáceis de plantar em casa são o Ostra, Paris (champignon) e Shiitake. O método de cultivo de cada um é semelhante, mas o meio ideal de crescimento difere.