Pode comer quinoa crua no iogurte?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quinoa em grãos - para que serve: ideal para se comer cozida em saladas, junto com arroz, etc. Quinoa em flocos - para que serve: pode ser polvilhada por cima de frutas, iogurtes, batida com leite, etc.

Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.

A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal. Por isso, o ideal é lavar e colocar de molho por uns dois minutos em água quente.

Basta adicionar duas xícaras de água para cada xícara de quinoa. É bom não exceder a quantidade de água para que não vire uma “papa” e também para aproveitar melhor seus nutrientes. Depois de cozida, mexa devagar para soltar os grãos. Tempere com sal a gosto.

A quinoa é um grão rico em proteínas e aminoácidos, possui baixo índice glicêmico, é muito utilizada por quem busca uma alimentação saudável e quer emagrecer. Ela pode ser integrada a alimentação em forma de óleo ou em pratos culinários (grãos, flocos e farinha).

Transfira a quinoa para uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 6 a 12 horas. O demolho dos grãos facilita na digestão e na absorção dos nutrientes, pois reduz seus antinutrientes. Quando a quinoa estiver hidrata, enxágue os grãos com o auxílio de uma peneira e transfira pra uma panela de tamanho médio.

Pular a lavagem – É preciso lavar a quinoa para tirar o amargor que ela possui superficialmente, mas como ela é fininha, achamos que não é necessário. Puro engano! Precisa sim lavar a quinoa e para isso basta utilizar uma peneira fininha.

Apesar de muito benéfico, se consumido cru, esse alimento pode produzir desconfortos gastro-intestinais e até mesmo uma complicação de maior risco, pois ele é rico em saponina (tóxica ao organismo humano). O ideal, portanto, é lavar bem a quinoa antes de consumi-la para retirar a saponina.

Este alimento também contém saponinas, que são compostos que servem de pesticida natural para as plantas, conferindo-lhes um sabor amargo. O pior é que podem ser tóxicos para nós, provocando alergias e irritando o intestino, principalmente em pessoas que já têm o intestino inflamado.

A dieta para gastrite deve ser 80% composta por alimentos alcalinos. Tais como: arroz, banana, cenoura, quinoa, abacate, pepino, ervilha, semente de abobora, couve e salsa.

A quinoa pode ser preparada em panela comum com água e tempero pronto. A segunda forma é usar a panela comum, mas antes de colocar para cozinhar, torrar as sementes com azeite de oliva.

1. Iogurte com frutas, cacau e quinoa

  1. 3 colheres de sopa de quinoa cozida (60 g)
  2. 1 banana.
  3. 5 amêndoas.
  4. 200ml de iogurte.
  5. Mel ou outro adoçante a gosto.
  6. 1 colher de chá de cacau em pó amargo (2,5 g).

A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo. Embora não exista na literatura nenhuma recomendação da quantidade do consumo diário, a orientação é até duas colheres de sopa.

Nutricionalmente são iguais a diferença esta somente na forma de consumir, veja: Quinoa em Grãos: subistitui o arroz ou pode ser cozido junto; ótima opção no café da manhã junto com cereais; saladas; receitas de tortas. Quinoa em Flocos: café da manhã com frutas; receitas de pães, bolos, biscoitos e tortas.