Como tirar o gosto ruim da quinoa?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Antes de adicionar água ao cozimento da quinoa, despeje as sementes na panela e dê uma leve tostada no alimento. Isso ajuda a tirar toda a umidade e realçar o sabor.

Comece lavando a quinoa e esfregue bem os grãos nas mãos pra tirar as sujidades e pra evitar que ela fique amarga. Deixe de molho de seis a doze horas. Escorra a água do demolho, enxágue em água corrente e reserve.

A primeira etapa consiste em lavar a quinoa em água corrente, com o auxílio de uma peneira, para remover uma substância chamada saponina, que cobre o alimento e pode ser tóxica quando ingerida. Depois, basta cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, mexendo devagar para não quebrar o cereal.

Os fitatos (antinutrientes) estão presentes nos grãos de quinoa, mais precisamente no endosperma, mas a percentagem não é igual à dos cereais integrais ou leguminosas. Desta forma a germinação ou a lavagem abundante já é suficiente para diminuir a sua presença.

A nutricionista explica que, quando os grãos são deixados de molho, é possível neutralizar esses fitatos, melhorando a absorção de nutrientes, além de tornar a digestão mais leve por quebrar essas partículas de difícil absorção. Porém, cada grão requer um tempo mínimo na água.

A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor. Você já deve ter ouvido falar de receitas de como tirar amargor da boca recomendando chupar limão. Pasme: pode funcionar. Isso porque o limão é ácido, característica que neutraliza o gosto ruim da boca a depender da causa.

Por possuir fitatos, o consumo em excesso de quinoa pode diminuir a absorção de alguns minerais dos alimentos, como zinco e ferro. Por isso, é necessário que o cereal seja lavado antes do cozimento, que deve levar cerca de 15 minutos.

Ferver grãos, cereais e algumas leguminosas também pode ser uma boa opção no processo de eliminação das lectinas. Isso porque o calor elevado degrada os anti-nutrientes, inibindo sua ação no organismo.

Depois de cozida, mexa devagar para soltar os grãos. Tempere com sal a gosto. Ela também pode ser consumida em flocos ou em farinha, ou seja, é um alimento que você pode comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Vale usar em sopas, saladas, mingaus, panquecas, com frutas… são muitas possibilidades.

A caracterização das saponinas em uma amostra vegetal pode ser feita de maneira simples, com base na consequência da ação tensoativa de seus glicosídeos: investiga-se o poder espumante ou hemolítico de um macerado ou decocção aquosa da droga.

A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal. Por isso, o ideal é lavar e colocar de molho por uns dois minutos em água quente.

Mergulhe as sementes por duas a 12 horas em água fria. O tempo de imersão depende do tipo de semente; Lave-os completamente em água; Escorra o máximo de água possível e coloque as sementes em um vaso para brotamento (sem luz solar direta), também chamado de sprouter.

Cozinhar e deixar os alimentos de molho são as duas técnicas básicas para desativar os antinutrientes. “Primeiro, a imersão faz com que eles passem para a água, depois a temperatura de cozimento os desativa porque sua estrutura química muda”, explica Marques.

Segundo a autora do blogue “Põe-te na Linha“, os dois tipos são praticamente iguais. No entanto, a quinoa branca fornece menos calorias e menos hidratos de carbono do que a sua irmã. Em números, isto traduz-se em 359 calorias por 100 gramas, no caso da quinoa branca, e 376, na de grão vermelho.