Pode comer shimeji no outro dia?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

O shimeji é essencialmente um fungo e, por isso mesmo, pode gerar dúvidas sobre seu armazenamento e sua conservação. O cogumelo pode ser guardado na geladeira normalmente e dura de 7 a 10 dias sob refrigeração.

sete dias

Cogumelos de mercado frescos devem ser mantidos em geladeira, eles tem duração de sete dias, mas sua durabilidade pode ser aumentada se fizer pequenos furos no plastico da embalagem para que os cogumelos possam respirar.

Após aberta a embalagem, embrulhe-os em papel toalha, para mantê-los sempre secos e prolongar a durabilidade (alguns podem chegar a durar mais de duas semanas). Fique de olho: não estão mais aptos para o consumo, quando apresentarem cheiro ruim ou textura viscosa. - In natura: já cortados ao meio ou em fatias.

Modo de Preparo:
Você precisa limpar o shimeji, mas também nem pense em colocar em baixo da água. Qualquer cogumelo precisa ser higienizado com papel toalha ou um pano limpo.

Não utilize a manteiga neste momento, pois o ponto de fumaça dela é bem baixo, o que significa que ela pode começar a queimar bem rápido e dar um gosto amargo aos seus cogumelos. Shoyu: Dá aquele sabor característico do shimeji que comemos nos restaurantes.

Aperte delicadamente os talos e chapéus para perceber se eles estão murchos. Se tiverem essas características, é bom dispensar seu consumo.

Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência. Estes sinais indicam que não deve ser consumido. Tente perceber através do cheiro do cogumelo algum indicio de odor de amônia, indicando também deterioração.

Sempre conservar os cogumelos refrigerados (2 a 6 ºC) para maior durabilidade. A validade dos cogumelos é de 10 dias. É recomendado o consumo do Shimeji Branco cozido.

A diferença entre o shimeji branco e o preto começa no cultivo, são sementes diferentes, e cada um é cultivado em uma temperatura específica. O shimeji preto shimeji tem por característica de produto a maciez e sabor mais acentuado, já o shimeji branco é um pouco mais fibroso com sabor mais neutro.

Não é indicado o consumo cru, devido à presença de hidrazinas, substâncias que fazem mal à saúde se ingeridas em grande quantidade.

Vá lavando os cogumelos delicadamente com água corrente (o cheiro não é muito agradável mesmo mas desaparece no processo).