Pode usar vinho branco suave no fondue?

Perguntado por: omodesto4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.

Para harmonizar com o fondue os vinhos brancos são ótimas opções como o da uva Sauvignon Blanc, com lado mais cítrico, a Pinot Grigio que apresenta frescor e suavidade e a Chardonnay. Nos tintos vale destaca Pinot Noir e o Bordeaux não muito envelhecido.

Seu fondue de queijo pode ser harmonizado com Sauvignon Blanc, Riesling, Gewurztraminer, Chardonnay, entre outros.

O ideal é optar por vinhos de sobremesa, como o Porto Ruby ou colheita tardia, ou ainda espumante Moscatel. Receita com chocolate amargo também harmoniza com vinho doce, principalmente com Porto Ruby. Mas esse tipo de chocolate também suporta um vinho seco, como um Tannat ou Merlot.

Os vinhos brancos são ideais para servir nos dias mais quentes. As variedades mais suaves podem ser servidas com peixes e frutos-do-mar. Além disso, as carnes brancas com molho simples são uma ótima pedida. Uma receita de frutos-do-mar mais encorpada é um bom acompanhamento para vinho branco.

Cidra espumante, suco ou champanhe podem substituir o vinho branco em receitas de fondue de queijo.

O vinho branco que vai servir de base para que o queijo derreta e fique junto, não se transformando em uma bola de gordura pegajosa (blergh!), também não deve ser trocado por outro tipo de álcool. Além do gosto, o vinho tem ácido tartárico, que ajuda a manter a mistura emulsionada.

Fondue de queijo: harmonize com vinhos tintos ou brancos
Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.

Uma combinação bem pensada tem propriedade para realçar ainda mais o sabor de qualquer tipo de fondue, seja de queijo, carne ou doce. E, se engana quem acredita que só o vinho pode acompanhar essa refeição.

Dê preferência sempre ao álcool em gel, pois respinga menos e por isso é mais seguro do que em estado líquido. Caso o recipiente permita apenas o álcool líquido, utilize os de 70% a 90%, pois a durabilidade da chama é maior.

vinho do porto

O vinho do porto sempre brilha por seu teor alcoólico e doçura, por isso é o par ideal para vários tipos de sobremesas. Para o casamento dar certo, a dica é apostar em chocolate com mais de 60% de cacau. Isso faz com que o fondue não fique tão enjoativo.

Pães, croutons e torradinhas são perfeitos para acompanhar a receita de fondue de queijo! Para complementar uma noite especial, como o Dia dos Namorados, use pães mais firmes como a ciabatta, o pão italiano e a baguete.

No total, existem três tipos de vinho: os tranquilos, os espumantes e os fortificados. Quanto ao estilo podemos dividi-los em Rosés, Tintos, Brancos e espumantes. O que diferencia cada um deles é uma combinação de algumas características como a quantidade de álcool, a cor, a doçura, o corpo, acidez e taninos.

Aroma floral, frutas, mel. Aspecto Gustativo: Paladar agradável, sabor persistente, suave.

A Lei nº 7.678/1988, indica ainda, que os vinhos secos precisam ter até 4 gramas de açúcar por litro. Já os suaves, precisam ter a partir de 25 gramas por litro.

O melhor vinho para preparo de risotos são os vinhos brancos já que sua leveza se soma aos sabores do prato agregando textura densa e encorpada.