Como usar fondue de cerâmica?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Panela de Fondue de Cerâmica: Como Utilizar

  1. Coloque a panela de fondue em cerâmica em uma superfície plana;
  2. Utilize álcool (mínimo 70%) ou combustíveis próprios;
  3. Despeje o álcool no orifício do fogareiro e acenda o fogo;
  4. Mantenha o fogo baixo, misture eventualmente e delicie-se!

Coloque a panela sobre o queimador e acenda o queimador com um fósforo longo; Os pequenos buracos no queimador servem para regular a intensidade da chama. Quanto mais buracos abertos, maior a intensidade; Posicione os garfinhos e sirva com pão italiano ou frutas cortadas em cubinhos, no caso do fondue de chocolate.

Acenda a panela de fondue
Como acender o fogo do fondue em uma panela com fogareiro: coloque um pequeno pedaço de palha de aço dentro do compartimento do fogo, caso não tenha; umedeça com álcool; use fósforo para acender a chama.

Dê preferência sempre ao álcool em gel, pois respinga menos e por isso é mais seguro do que em estado líquido. Caso o recipiente permita apenas o álcool líquido, utilize os de 70% a 90%, pois a durabilidade da chama é maior.

Por outro lado, os aparelhos de fondue mais completos, aqueles que vêm réchaud, podem funcionar tanto com álcool em gel quanto com álcool líquido. Nesse caso, o modo de acender a chama vai variar de acordo com o que for utilizado.

Ponha um pouco dos seus preferidos no canto do seu prato individual. Use o garfo longo para espetar um pedaço de carne e fritar na panela que foi colocada cheia de óleo fervente sobre o réchaud, no meio da mesa. Depois de frito, leve-o ao prato individual e passe nos molhos de seu gosto, que já estão em seu pratinho.

Entradas para antes do fondue
Para ser mais prático, você pode servir como entrada alguns dos petiscos que irão ser utilizados junto ao fondue principal mais tarde, como torradas, pedaços de queijo, enrolados de presunto, palmito, linguiça calabresa, cubos de frango, entre outros.

Como o nome sugere, o aparelho de fondue serve para preparar o famoso prato de origem suíça que, na verdade, pode ser considerado uma experiência culinária completa. A sua base é a estrela: um molho de queijo ou chocolate que é usado para mergulhar os acompanhamentos, que podem incluir pães, torradas, carnes e frutas.

Para apreciar um espumante com o fondue de carne, o único que poderá acompanhar harmonicamente será um espumante branco brut, de preferência elaborado com alguns meses, ou anos, de contato com as borras para que juntamente com a acidez tenha um bom volume na boca.

Por outro lado, para o fondue de carne, o ideal é harmonizar com vinhos tintos, com taninos bem presentes, para potencializar o sabor das carnes na boca. No entanto, se você servir carnes brancas, como frutos do mar ou frango, ele também vai combinar com algum vinho branco amadeirado.

Para harmonizar com o fondue os vinhos brancos são ótimas opções como o da uva Sauvignon Blanc, com lado mais cítrico, a Pinot Grigio que apresenta frescor e suavidade e a Chardonnay. Nos tintos vale destaca Pinot Noir e o Bordeaux não muito envelhecido.

Muitas vezes, uma vela acesa é o único combustível necessário. Nesse caso, derreta os ingredientes no fogão, usando a técnica de banho-maria, e depois transfira-os para a panela de fondue. Coloque a vela apagada embaixo da panela de fondue e acenda-a com um fósforo ou isqueiro.

A capacidade de um fogareiro é de aproximadamente 300ml de álcool gel, o suficiente para manter a chama acesa por cerca de 1h30. Por tudo isso, o álcool gel é o combustível mais indicado para acender rechauds. O uso do álcool líquido, por sua vez, não é indicado, pois potencializa os riscos de acidentes.

Coloque o material no recipiente, embebede-o de álcool. e ateie fogo. Pronto!