Qual o tipo de vinho doce?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Vinhos

  • Doce (Suave) Fortificados. Meio-Seco. Seco.
  • Meio-Seco. Seco.
  • Rosés. Doce (Suave) Meio-Seco. Seco.
  • Doce (Suave) Fortificados. Meio-Seco. Seco.

O Porto é um vinho doce fortificado produzido na Denominação de Origem Controlada Porto, na região do Douro, Portugal. O Porto é feito a partir de uma mistura de castas tintas que fica por um pequeno período em fermentação.

A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea, na colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico. Alguns deles são os vinhos doces de Tokaj e Sauternes, os Late Harvest, alguns vinhos do Porto e Jerez.

Para driblar isso, é só optar pelo vinho tinto suave, pois o seu sabor é doce, mas sem exageros. O motivo para ele ter sabor adocicado está na fabricação: artificialmente, os produtores colocam um pouco de açúcar, mas sem mascarar o sabor da uva utilizada.

Zinfandel

O estilo doce está muitas vezes relacionado com as uvas Zinfandel Rosé. Este é, possivelmente, o tipo de rosé mais popular e mais consumido. Oferece sabores a morango, limão, melão e por vezes algodão doce.

Tipos de vinho: 5 principais que você precisa conhecer

  1. Vinho tinto. É o tipo de vinho mais consumido no Brasil. ...
  2. Vinho branco. O vinho branco pode ser produzido a partir de uvas brancas e tintas, com método de produção distinta ao do vinho tinto. ...
  3. Vinho rosé ...
  4. Espumante. ...
  5. Vinho licoroso.

– Brut: superior a 8 e até 15 g/L de açúcar. – Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar.

Merlot é mais doce, é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.

O Merlot é uma casta de uvas que geralmente são usadas para a produção de vinhos mais jovens, embora também seja possível produzir rótulos mais longevos. A textura dos vinhos Merlot é muito macia e doce, o que faz com que a casta seja usada também em conjunto com outros tipos de uva, de modo a harmonizar a bebida.

Se o açúcar residual for menor que quatro gramas por litro, o vinho está caracterizado como seco. Dessa forma, a doçura não é percebida no vinho seco. O vinho suave, por sua vez, exibe um volume de açúcar bem maior em sua composição. No Brasil, um vinho suave deve ter mais de 25 gramas de glicose a cada litro.