Pode comer a raiz do brócolis?

Perguntado por: lmorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista Renata Guirau.

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

Quando consumimos o brócolis, ingerimos, geralmente, as inflorescências desse vegetal. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que as folhas e talos dessa planta também são comestíveis.

Todas as partes do brócolis são comestíveis, incluindo as folhas, as flores e os talos, que podem ser preparados na forma cozida ou ao vapor, além de também poder ser utilizado cru, no preparo de saladas e sucos naturais.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

O consumo excessivo não é indicado para qualquer pessoa por dificultar a absorção do sódio, o que também pode prejudicar a glândula. Vale lembrar, no entanto, que dificilmente você comerá uma quantidade tão grande do vegetal a ponto de te fazer mal.

Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido.

Para a especialista, os dois alimentos são ótimos para quem deseja emagrecer, já que carregam poucas calorias. Além disso, têm fibras, substâncias que contribuem para a saciedade e a manutenção da glicemia – quesito em que os brócolis levam vantagem.

É só jogar fora a água do molho e cozer o alimento.

Alguns alimentos que ajudam a soltar o intestino, e por isso devem ser consumidos diariamente, são o brócolis, couve-flor, mamão, abóbora, ameixa e kiwi. Outra boa dica para quem sofre constantemente com o intestino preso é adicionar 1 colher de linhaça, gergelim ou semente de abóbora nas refeições.

Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva. Mesmo podendo ser consumido cru, a maioria das pessoas prefere comê-lo cozido.