O que faz os linfonodos incham?
Os linfonodos incham em resposta a doenças, infecções ou estresse e são um sinal de que o sistema linfático está trabalhando para livrar o corpo dos agentes responsáveis. A causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.
O que pode causar inchaço nos linfonodos
O inchaço geralmente indica algum tipo de infecção, mas também pode ser de uma condição como artrite reumatóide ou lúpus ou, raramente, câncer. Quando vários gânglios linfáticos estão inchados, isso sugere que o problema está em todo o corpo. Pode ser algo como varicela, HIV ou um câncer como leucemia ou linfoma.
Quando os linfonodos são preocupantes
Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.
Quais doenças aumentam os linfonodos
Ter vários gânglios aumentados pelo corpo, aumenta as chances de ser uma leucemia, sarcoidose, lúpus eritematoso sistêmico, reações a drogas, e em algumas infecções.
Quando o linfonodo é perigoso
A maioria dos linfonodos aumentados estão relacionados a infecções, traumas ou inflamações no corpo. No entanto, quando ficam inchados por muito tempo, são endurecidos e não causam dor, podem ser um sinal de câncer.
O que fazer para desinflamar os linfonodos
O tratamento para linfonodos aumentados dependerá do diagnóstico médico e será direcionado à causa do crescimento dos linfonodos. Se os linfonodos incharam devido a uma infecção bacteriana, por exemplo, o médico poderá receitar a administração de antibióticos.
Como curar linfonodos inchados
Tratamento de linfonodos inchados
O tratamento é direcionado à causa. Por exemplo, caso se suspeite de uma infecção bacteriana do linfonodo, uma tentativa de administrar antibióticos para verificar se o inchaço desaparece.
Qual exame detecta linfonodos aumentados
Radiografia de tórax :Uma radiografia de tórax é usada para procurar gânglios linfáticos aumentados. Tomografia computadorizada (TC): é usada para detectar gânglios linfáticos ou órgãos aumentados e anormalidades no abdômen, pelve, tórax, cabeça e pescoço.
Quais os sintomas de câncer nos linfonodos
O câncer nos gânglios do pescoço, da axilas e da virilha pode apresentar ínguas ou inchaço nos linfonodos, que são indolores. Quando a doença atinge a região do tórax, é comum a presença de tosse, falta de ar e dor torácica. Na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal.
Qual é o tratamento para linfonodos
Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.
O que ataca os linfonodos
Infecções. Outros tipos de alterações que temos são as próprias infecções dos linfonodos, entre elas, infecções bacterianas, virais, por fungos e por vários micro-organismos que atacam os linfonodos. Por exemplo, podemos ter tuberculose ganglionar que é bastante comum e foi muito discutida nos últimos tempos.
Como saber se o linfonodo é maligno ou benigno
É um parâmetro bom para distinguir a natureza do linfonodo. Os linfonodos benignos tendem a ser fusiformes ou alongados, e os malignos tendem a ser arredondados.