O que é o feijão transgênico?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O feijão transgênico é idêntico ao feijão que conhecemos, a aparência da planta, o formato dos grãos, a composição nutricional e o sabor, por exemplo, são os mesmos. Assim como, a alteração genética também não possui potencial de afetar o metabolismo ou causar reações alérgicas.

Desenvolvida pela Embrapa, a cultivar de feijão RMD, geneticamente modificada, é resistente ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro comum (transmitido pela mosca branca) que causa uma das principais doenças da cultura.

KORINFeijão Carioca Orgânico
A marca oferece um feijão livre de agrotóxicos e adubos químicos, além de ser não-transgênico. Assim, você protege a sua saúde, a do agricultor e ainda preserva o meio ambiente.

O transgênico é um organismo que recebe um gene retirado de outro, o que lhe confere uma característica nova. A depender do gene adicionado, a planta pode se tornar mais nutritiva ou mais resistente à seca, a pragas ou a agrotóxicos.

Por ser resistente ao vírus do mosaico dourado, o feijão trangênico tem a vantagem de ser menos exposto à aplicação de inseticidas, o que protege a nossa saúde, a dos animais e o meio ambiente. E, o que é melhor: sem perder o sabor e as vitaminas tão importantes para a nossa alimentação.

Nenhuma delas encontrou evidências de que os alimentos transgênicos possam causar câncer ou outras doenças em seres humanos ou animais. A conclusão, portanto, é de que os alimentos transgênicos são tão seguros para consumo quanto os que utilizam tecnologias convencionais para realizar o cruzamento de plantas.

O feijão branco é usado em várias dietas de emagrecimento e é o mais rico em faseolamina, glicoproteína que dificulta a absorção dos carboidratos. Por conta de sua cremosidade, seu caldo também é usado para preparar sopas, saladas e pratos mais elaborados.

Um organismo geneticamente modificado (OGM), segundo a Lei de Biossegurança (11.105/05), é um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética. Já o termo “transgênico”, que não é definido pela lei, é um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulados.

Na prática, o feijão tipo 1 é aquele que oferece o maior valor nutricional, o melhor sabor e o maior rendimento aos consumidores.

Segundo o Idec, ainda que os estudos sejam escassos, já se sabe que os transgênicos podem causar alguns riscos à saúde humana, como o aumento das alergias. Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que uma variedade transgênica de soja poderia causar 50% a mais de alergia do que a soja não transgênica.

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.