Como que é a verruga do HPV?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV é assintomática e regride espontaneamente. Quando se manifesta, o faz sob a forma de verrugas úmidas, macias, rosadas ou acinzentadas e com superfície irregular e áspera.

Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.

Sinais e Sintomas
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Indivíduos imunossuprimidos, como pessoas que receberam transplante ou altas doses de corticoides, estão mais predispostas. A lesão que se parece com uma couve-flor, com superfície espessada, aspecto verrugoso, irregular e áspera é uma verruga.

Responsável por 70% dos casos, se manifesta por pápula (carocinho) de superfície áspera (rugosa), dura, e com pontos enegrecidos, consequente à trombose de pequenos vasos sanguíneos.

Semelhança de patologias e importância do diagnóstico
O molusco contagioso, por sua vez, é outra doença que provoca o surgimento de pápulas na pele semelhantes às do HPV. Luciana diz que por ser causada por um vírus, a doença também pode ser passada pelo contato com objetos ou pessoas infectadas.

Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

Alguns tipos de HPV (Subtipos 6 e 11) provocam, principalmente, o surgimento de verrugas na região genital (pênis, escroto, região de pelos pubianos, vagina e ânus). Por isso, pode causar coceira ou dor também. As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).

Como se manifestam:
Verruga vulgar: localizam-se na superfície normal da pele; as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou juntas, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro.

As verrugas podem ocorrer em qualquer região do corpo. Conforme sua localização e formato, são classificadas em: Verrugas vulgares: é o tipo mais comum. Em geral, as lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor.

As verrugas comuns são as mais habituais. Seu aspecto é arredondado e áspero, sem coloração diferente do restante da pele. Elas se manifestam especialmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Podem ocorrer desde a infância e são benignas, isto é, não levam a outras doenças.

Verrugas planas
Causadas pelo tipos de HPV 3 e 10 e ocasionalmente, 26 a 29 e 41, são pápulas lisas, aplanadas, amarelo-acastanhadas, rosadas ou avermelhadas, mais frequentemente localizadas na face e ao longo de escoriações; são mais comuns em crianças e adultos jovens e se desenvolvem por autoinoculação.

É o chamado acrocórdon, também conhecido como fibroma mole, um tumor benigno de pele que surge com mais frequência na região do pescoço, das axilas, da virilha e abaixo dos seios. Às vezes confundido com verrugas ou pintas, ele apenas traz desconforto estético, pois não há risco de evoluir para câncer.

Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos elas são sinais de atenção. É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.

Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.