Porque a febre sobe e desce?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

A febre é classificada como séptica ou irregular quando ocorre em picos bem elevados, seguidos de ligeira redução ou até mesmo apirexia, que é quando a febre cessa e a temperatura corporal volta ao normal.

A febre é um processo benéfico
Ou seja: o próprio organismo, pela ação do hipotálamo1 2, aumenta a temperatura para se defender de possíveis infecções, sempre em conjunto com outras medidas do sistema imune.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

A febre intermitente pode indicar diversas doenças
Por isso, se você demonstrar episódios de febre intermitente é importante anotar os horários de ocorrência e a temperatura em cada episódio para levar ao médico.

Esse tipo de febre costuma seguir uma curva específica, e sinaliza a presença de diversas doenças graves, como tuberculose, malária, leptospirose e também linfomas. Ainda que não pareça tão preocupante, a febre intermitente quando identificada é um motivo para buscar atendimento médico com certa urgência.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.