Como saber o que é minha dor de cabeça?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os critérios utilizados para definir se uma dor de cabeça é enxaqueca são: ao menos 5 crises que duram de 4 a 72 horas (sem tratamento ou que esse seja ineficaz) e a presença de pelo menos um dos sintomas como náuseas, vômito, fotofobia ou fonofobia (aversão ao som).

Início Repentino ou Abrupto. Caso a dor de cabeça venha de início súbito e abrupto: a pessoa está tranquila e vem uma dor de cabeça que se instala de uma maneira muito repentina, muita abrupta, isso é um sinal de alerta. Está com fortes dores de cabeça e não sabe o que fazer?

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Dores de cabeça: conheça os quatro tipos da doença

  • Enxaqueca. ...
  • Cefaleia tensional. ...
  • Cefaleia cervicogênica. ...
  • Cefaleia em salvas.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Cefaleia em salvas
Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.

Alguns sinais que podem ajudar a identificar a dor muscular:

  1. Dor com sensação de picada, formigamento, comichão, esfaqueamento ou queimação;
  2. Rigidez, que ocasiona desconforto e/ou dificuldade ao realizar certos movimentos;
  3. Sensação de dormência ou formigamento;
  4. Espasmos;
  5. Inchaço.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.

Os possíveis diagnósticos que causam dor de cabeça do lado esquerdo ou direito são: enxaqueca, que se fixa apenas de um lado; dissecção arterial, que tem uma lesão de artéria; e trombose venosa cerebral. Entretanto, é fundamental considerar e avaliar as demais variáveis.

Procurando Ajuda Médica. Se a dor de cabeça for constante e por mais de cinco dias, é recomendável ao paciente procurar ajuda médica. Nesses casos, o sintoma pode representar problemas mais graves, principalmente, se estiver associado à perda de equilíbrio, aos vômitos, à febre alta e aos distúrbios na visão.