Pode tomar Rivotril gotas direto na boca?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Nunca administre as gotas diretamente na boca. A tampa possui lacre inviolável. Caso o lacre esteja rompido, não receba o frasco ou retorne ao local da compra. A dose de Rivotril® depende da doença, resposta clínica, idade e tolerabilidade.

Clonazepam solução oral
Para usar, deve-se gotejar com o frasco na vertical e bater levemente no fundo para iniciar o gotejamento. As gotas devem ser dissolvidas em um pouco de líquido não alcoólico. Nunca administrar as gotas diretamente na boca.

Já o clonazepam em gotas deve ser diluído em um pouco de água antes de ingerir.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Rivotril gotas deve ser administrado com o auxílio de uma colher pode ser diluído em água, chá ou sumo de fruta. Rivotril gotas não deve ser ingerido diretamente do frasco.

Rivotril gotas: a solução oral do rivotril é de 2,5 mg/ml, o que significa aproximadamente 0,1 mg por gota. Portanto: 5 gotas = 0,5 mg; 10 gotas = 1,0 mg. A dose inicial do clonazepam em gotas é de 2 a 3 gotas (0,2 mg a 0,3 mg) tomadas duas vezes por dia.

Como ansiolítico em geral; Distúrbio do pânico com ou sem medo de espaços abertos; Fobia social (medo de situações como falar em público).

A superdose de Rivotril® está raramente associada com risco de morte, caso o medicamento tenha sido tomado isoladamente, mas pode levar à arreflexia (ausência de reflexos), apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e coma.

Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.

Além disso, esse medicamento interage com outros remédios que atuam no sistema nervoso central e também com bebidas alcoólicas. “Tanto o álcool como a droga atuam como depressores do sistema nervoso central. Então, o efeito dos dois fica potencializado, diminuindo a excitação cerebral”, esclarece a expert.

Segundo informações do Ministério da Saúde do Distrito Federal, ele deve ser ingerido preferencialmente após o consumo de alimentos e antes de dormir, devido ao efeito de sonolência causado por ele.