Qual a vantagem de comer pão sem glúten?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Diminuição na ingestão de calorias; Redução de problemas como diarreia, refluxo e cólicas; Diminuição da fome e da compulsão.

Uma dieta sem glúten pode ser benéfica para reduzir a inflamação no intestino e promover uma melhor saúde digestiva. Isso é especialmente importante para indivíduos com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, pois evitar alimentos que contenham essa proteína pode ajudar a diminuir os sintomas digestivos.

A vida sem glúten veio pra ficar
melhor digestão dos alimentos; maior absorção de vitaminas e minerais; prevenção de casos de anemia; redução de inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais.

Ter uma dieta livre de glúten pode ajudar, e muito, o bom funcionamento do organismo. Entre as vantagens apresentadas estão: redução das inflamações causadas por doenças autoimunes, melhora na digestão e redução de sintomas como diarreia, refluxo e cólicas intestinais.

Geralmente, os pães sem glúten têm um menor teor de fibras e maior IG do que os seus equivalentes contendo trigo. Esses pães são úteis para pessoas com intolerância ao glúten, como a doença celíaca, mas não oferecem benefícios adicionais para a saúde diferentes dos pães regulares.

Na maioria das vezes, os alimentos que contém a substância são altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos, como pizza e biscoitos. Portanto, ao cortar o glúten, você está por consequência eliminando também todos esses alimentos da sua dieta. Isso sim faz toda a diferença.

pão integral

1 – O pão integral é mais saudável que o pão branco.
Segundo Azevedo, sim, o pão integral é bem mais interessante nutricionalmente, justamente pela sua maior concentração de micronutrientes. Porém, é possível adotar os dois tipos em um plano voltado para o emagrecimento, embora o integral seja, de fato, mais saudável.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Não. O glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

O glúten é uma proteína composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten faz mal porque pode interferir na permeabilidade do intestino (sua capacidade de interpretar a diferença entre nutrientes e substâncias tóxicas).

“Depende”, pondera a nutricionista do HCor. “Do ponto de vista da fisiologia, tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, afim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde”.

Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.