Qual o perímetro normal da cabeça de um Recém-nascido?

Perguntado por: ivargas6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ministério da Saúde divulga nota sobre perímetro cefálico de bebês. Compartilhar: O Ministério da Saúde, em consonância com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, passa a adotar, a partir de agora, a medida de 32 cm para a triagem e identificação de bebês possíveis portadores de microcefalia.

35 cm

O perímetro cefálico é reflexo do tamanho cerebral, sendo medido rotineiramente até os 36 meses. Ao nascimento, o cérebro corresponde a 25% do tamanho do adulto, e o perímetro cefálico tem, em média, 35 cm.

Porém, após o nascimento um parâmetro considerado “normal” é de perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm. Abaixo desta medida os médicos consideram como microcefalia (redução do cérebro), já acima disso, como macrocefalia (aumento do cérebro) e até mesmo hidrocefalia (água na caixa craniana).

Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos. “Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o bebê tenha alguma deficiência. É só o pediatra que poderá analisar”, ressalta o especialista. Muitas vezes, as crianças possuem cabeça grande apenas por questões hereditárias.

Mas o que é um formato normal da cabeça do bebê? arredondada e ambos os lados simétricos. bochechas, orelhas e mandíbulas.

No ultrassom gestacional, o médico consegue medir o tamanho da cabeça do bebê e verificar se existe alguma malformação, por exemplo encefalocele, hidrocefalia, etc. Depois essas alterações podem ser confirmadas logo após o parto através da medição do tamanho da cabeça do bebê.

Isso quer dizer que um bebê que nasceu com o perímetro cefálico medindo 35 cm, terá aos seis meses a circunferência de sua cabeça com 44 cm, o que significa um crescimento de 6 cm no primeiro trimestre (dois por mês) e de 3 cm no segundo (um por mês). No segundo ano de vida, o perímetro cefálico aumenta cerca de 2 cm.

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm.

leia mais do bebê (a medida da cabeça ao redor do maior diâmetro) durante exames físicos de rotina. O médico diagnostica a macrocefalia quando a circunferência da cabeça for significativamente maior em comparação à faixa normal para os bebês do mesmo sexo, idade e etnia na região em que o bebê vive.

Até os três anos de idade, o pediatra deve medir a cabeça do bebê em todas as consultas de rotina. Chamada de perímetro cefálico ou perímetro craniano, o objetivo da medição é confirmar o crescimento adequado do bebê. Ao nascer, o contorno craniano do bebê apresenta em média 35 cm.

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.

A avaliação do perímetro cefálico (PC) é importante, pois apresenta relação direta com a velocidade de crescimento cerebral, auxiliando a diagnosticar alterações do desenvolvimento quando associada à anamnese e ao exame físico1,2.