Qual a diferença entre febre amarela e malária?

Perguntado por: dmorais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

"A malária é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito. A febre amarela, apesar de ser transmitida também pela picada de um mosquito, é causada por um vírus. A causa do amarelão, por sua vez, é um verme, que, normalmente, é adquirido pela pessoa através da sola do pé", afirma Barbosa.

Agente Etiológico. Vírus Amarílico, gênero Flavivírus e família Flaviridae. Ele pertence ao mesmo gênero e família de outros vírus responsáveis por doença no homem, entre os quais a Dengue .

Tradicionalmente, o diagnóstico da doença é feito pela visualização microscópica do plasmódio em exame da gota espessa de sangue, corada pela técnica de Giemsa ou de Walker.

A principal manifestação clínica da malária em sua fase inicial é a febre, associada ou não a calafrios, tremores, suores intensos, dor de cabeça e dores no corpo. A febre corresponde ao momento em que as hemácias (glóbulos vermelhos) estão se rompendo.

No Brasil temos 3 espécies - o P. malarie , responsável pela febre quartã que se manifesta em ciclos de 72 horas; o P. vivax , que provoca a terçã benigna, com ataques febris de 48 horas e o P. falciparum , causador da febre terçã maligna, com ataques febris de 36 a 48 horas.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.

O que é? Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium.

A malária tem um período de incubação que varia entre uma e duas semanas, mas pode chegar a meses. Os primeiros sintomas da doença surgem logo após o rompimento das hemácias. Febre, calafrios e dor de cabeça são os principais. O doente pode apresentar também dores no corpo, náuseas, cansaço, sudorese e tontura.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

Febre, cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia e outras manifestações inespecíficas. Se a pessoa é residente ou se deslocou para áreas onde haja possibilidade de transmissão de malária, no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas, ela pode estar com a doença.

Os sintomas da malária incluem febre, cansaço, mal-estar, enjoo, tontura, dor de cabeça, dores no corpo, perda do apetite e pele amarelada. Os primeiros sintomas costumam aparecer de 10 a 15 dias após a picada do mosquito.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. É uma doença que tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito.

A OMS já havia liberado em outubro de 2021 o uso da vacina mosquirix, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), que age contra Plasmodium falciparum, o mais letal dos cinco parasitas que causam a malária.

malariae. O mais agressivo é o P. falciparum, que se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave, além de pequenos coágulos que podem gerar problemas como tromboses e embolias em diversos órgãos do corpo.

Marcos Boulos – Nos casos de malária causados pelo plasmódio vivax ou pelo falciparum, os mais comuns, a febre reaparece a cada 48 horas. Em outras palavras: o paciente tem febre num dia, passa dois sem febre, volta a ter febre e assim sucessivamente.

A malária é causada por parasitos do gênero Plasmodium, que são transmitidos às pessoas pela picada de mosquitos fêmeas infectadas do gênero Anopheles, chamados de “vetores da malária”.