Como é feita a consulta de homeopatia?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Dessa forma, durante a consulta médica homeopática, o profissional explora todas as questões relacionadas a enfermidade. Porém, ele investiga também, fatores emocionais, os hábitos de vida dos pacientes, relação com os familiares, entre outros pontos fundamentais para a escolha do medicamento.

Como é feito o tratamento homeopático? O profissional homeopata costuma fazer questionamentos que vão além dos sintomas do paciente para indicar o tratamento homeopático mais adequado. Hábitos, desconfortos, sensações são levantadas, e, assim, o profissional prescreve a fórmula indicada ao paciente.

Com relação ao valor da consulta, ele não é pré-estabelecido, mas o preço médio cobrado fica em torno de R$ 400. É preciso lembrar que uma primeira consulta com um médico homeopata costuma durar cerca de uma hora, já que muitas perguntas são realizadas.

O homeopata é o médico responsável de trazer de volta o equilíbrio, indicar medicamentos homeopáticos e restaurar o organismo. Ele, inclusive, é orientado por quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único.

Quando devo procurar um médico homeopata? Se estamos tratando a homeopatia como um modo terapêutico que auxilia o tratamento clínico convencional, a busca por um médico homeopata deve ocorrer com a necessidade pessoal de amenizar os sintomas da doença ou até em “agilizar” o processo de cura da doença.

Depende. O efeito do medicamento homeopático varia de acordo com o grau da doença e o estado do paciente. Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido.

De forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.

Experiências exitosas no SUS
São 15 médicos especialistas em Homeopatia, que atuam em centros de Atenção Primária à Saúde das nove regionais e oferecem apoio às equipes de saúde da família.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina alternativa complementar para o tratamento de diversas patologias, a homeopatia tem encontrado cada vez mais adeptos.

Quanto tempo leva para fazer efeito? Geralmente os medicamentos homeopáticos demoram um pouquinho mais que outros tipos de medicamentos para fazer efeito (de 15 a 20 dias), pois trabalham de forma sutil caso não observe resultados imediatos sugerimos continuar o tratamento por mais alguns dias, até o fim do frasco.

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1980. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A especialidade é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças.

A Homeopatia é uma ciência, ela não é um truque. Por isso, todo católico pode curar-se pela Homeopatia: muitos padres se tratam com ela e o próprio Papa toma os remédios homeopáticos.

Medicamentos homeopáticos precisam de receita para serem vendidos? Depende. A grande maioria dos medicamentos homeopáticos são classificados como MIP, ou seja, Medicamentos Isentos de Prescrição, aqueles que não precisam de receita médica para serem dispensados.