Quando passou a mão no cabelo e ele cai?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Allana Diniz: é normal o cabelo cair quando você passa a mão. O que não pode acontecer é a queda exagerada, já que todos os fios estão programados para cair em algum momento, mas não o tempo todo. Por isso, o ato de puxar o cabelo acaba facilitando o desprender dos fios.

Como saber se a queda é normal? Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Evite passar a mão no cabelo
Ao ficar passando a mão no cabelo, é possível passar parte dessas bactérias e oleosidade para o couro cabeludo. Por isso, evite passar a mão no cabelo.

Alopecia areata é uma doença multifatorial com componentes genéticos e autoimunes. Ela provoca a queda dos cabelos e dos pelos em diferentes regiões do corpo. Ao perceber queda acentuada de cabelo ou regiões sem pelo, procure um médico dermatologista.

Para isso, você pode fazer um teste segurando o cabelo e puxando delicadamente. Se notar que esse puxão fez com que mais de 15 fios caíssem ao mesmo tempo, é importante buscar um tratamento antiqueda. Outro indício de que os fios caem de forma exagerada é o surgimento de falhas no couro cabeludo.

Geralmente, quem percebe a queda excessiva de cabelos são as pessoas cujo cabelo é longo, superior a 2 centímetros de distância da cabeça. É recomendado que não se avalie uma perda de cabelo baseado no que é visto no pente, mas sim, no surgimento de clareiras na cabeça e na espessura dos fios que caem.

A queda de cabelo feminino da raiz pode ter várias causas: emocionais, doenças, medicamentos, alterações hormonais, cirurgias, má alimentação, deficiências de vitaminas, doenças infecciosas, autoimunes e metabólicas, além de processos químicos como tinturas e alisamentos.

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cada fio de cabelo cresce por cerca de seis anos, e, ao parar de crescer, entra em fase de repouso, que leva algumas semanas. Depois desse processo, o fio cai em três meses, momento em que um novo fio deve substituí-lo.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados. Essas comidas atuam no fortalecimento dos fios, além de prevenir e tratar a queda dos cabelos.

O melhor shampoo antiqueda do Brasil
O Shampoo Amplexe antiqueda foi o único da lista que realmente combate a queda capilar, tanto a alopecia androgenética quanto o eflúvio telógeno, fortalecendo os fios e estimulando o crescimento do cabelo.

Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.