Quais os tipos de meningite que mata?

Perguntado por: aalegria2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.

Meningites bacterianas: as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.

Meningite mata? Sim. Principalmente as causadas por bactérias, como por exemplo, a meningite pneumocócica e a meningite meningocócica, que pode apresentar-se associada à meningococcemia. Nesse último caso, a doença pode evoluir de forma fulminante, levando ao óbito em poucas horas.

Meningites bacterianas são mais graves e em pouco tempo os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, já que, muitas vezes, não exige tratamento.

MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

Neisseria meningitidis por vezes causa uma infecção rápida e grave chamada meningite meningocócica, resultando em coma e morte em algumas horas. Essa infecção ocorre comumente quando a bactéria de uma infecção do trato respiratório superior entra na corrente sanguínea. A meningite meningocócica é altamente contagiosa.

Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.

"Normalmente, eles têm sequelas neurológicas, cegueira, surdez e perda de membros por necrose. As complicações atingem de 10% a 20% dos pacientes que sobrevivem." Os pacientes também podem ter um quadro de meningococemia, quando há uma infecção na corrente sanguínea, como aconteceu com o neto do ex-presidente.

A meningite viral, em geral, é menos grave e os sintomas são mais leves. Não existe um tratamento ou vacina específicos. Já a meningite bacteriana, costuma ser mais severa, mas ela pode ser prevenida pela vacinação, que é recomendada especialmente para crianças e adolescentes.

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Quais são os tipos de meningite?

  • Meningite bacteriana;
  • Meningite viral;
  • Meningite fúngica;
  • Meningite causada por parasitas.

Qual meningite é mais perigosa: viral ou bacteriana? A meningite bacteriana é a mais perigosa. Se a pessoa que está apresentando os sintomas da meningite (causada por bactérias) não for levada rapidamente ao hospital, ela pode ir a óbito.