Quem tem herpes pode tomar ibuprofeno?

Perguntado por: agil7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O herpes zoster geralmente é tratado com medicamentos anti-virais. Comprimidos de esteróides podem ser prescritos para reduzir o inchaço e coceira, mas na maioria dos casos isso não é necessário. Medicamentos anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, também podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.

Fanciclovir, 1.500 mg em dose única, ou valaciclovir 2 g, por via oral, a cada 12 h, durante 1 dia pode ser usado para tratar herpes labial recorrente.

Se você está usando algum dos medicamentos listados abaixo, converse com seu médico antes de usar aciclovir: − probenecida (usado para tratar gota) − cimetidina (usado para tratar úlcera péptica) − medicamentos como micofenolato de mofetila (usado para prevenir rejeição após transplante de órgãos).

As pomadas para herpes labial são remédios antivirais tópicos que devem ser aplicados a cada duas horas. Elas auxiliam a reduzir o tempo de erupção das bolhas, em casos leves de herpes, e ajudam a diminuir o incômodo causado pelos sintomas.

Ao perceber o aparecimento de lesões bolhosas no corpo a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para iniciar o tratamento o mais rápido possível”, diz Manuela.

O aciclovir é o principal remédio para evitar o aparecimento das lesões causadas pelo vírus da herpes.

Lisina: suplementação para prevenir a herpes.

Os resultados indicam que o uso de nimesulida após a infecção com HSV-2 é ineficiente para reverter a inflamação, entretanto quando o fármaco foi administrado antes da infecção por HSV-2, ele é capaz de prevenir a manifestação da lesão herpética.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas. Também não é indicado tentar furar ou espremer as bolhas antes que elas se rompam sozinhas.

O herpes-vírus simples (herpes-vírus humanos tipos 1 e 2) geralmente provoca infecção recorrente que afeta a pele, a cavidade oral, os lábios, os olhos e os órgãos genitais. Infecções graves geralmente incluem encefalites, meningites, herpes neonatal e, em pacientes imunocomprometidos, infecção disseminada.

Cristina Abdalla – Geralmente, a crise de herpes dura de 7 a 10 dias.

Medicamentos para epilepsia, como ácido valproico e fenitoína têm seus efeitos diminuídos se tomados junto com o aciclovir.