Quais são os sintomas de uma crise de enxaqueca?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

– sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho; – náuseas, vômitos; – sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor; – formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);

Estão entre os sintomas mais comuns e evidentes da doença:

  1. agitação;
  2. dor de cabeça latejante e pulsátil;
  3. irritabilidade constante;
  4. náuseas e vômitos;
  5. sensibilidade à luz, sons e cheiros.

Seu principal sintoma são as dores de cabeça latejantes, que duram de 4 a 72 horas. 90% dos pacientes são incapazes de trabalhar ou funcionar normalmente durante uma crise de enxaqueca. Depressão, ansiedade e distúrbios do sono são comuns para pessoas com enxaqueca crônica.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Alimentação pode ajudar o tratamento da enxaqueca
O paciente com dor deve evitar fazer refeições pesadas e evitar certos tipos de produtos, como aqueles muito gordurosos e temperados. Bebidas alcoólicas, chocolates, chás, batatas fritas e outras frituras são alguns exemplos. Por outro lado, reforce o consumo de água.

Analgésicos ou anti-inflamatórios: compreendem os remédios para enxaqueca mais comuns, como ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, naproxeno, paracetamol e indometacina; Triptanos: atuam sobre os receptores de serotonina, atuando na constrição dos vasos sanguíneos do crânio para inibição da dor.

Tipos de enxaqueca

  • Com aura. É a dor de cabeça incapacitante, antecedida de alguns sintomas neurológicos, chamados de “aura”, que servem para avisar que uma crise está por vir. ...
  • Sem aura. ...
  • Enxaqueca retiniana. ...
  • Enxaqueca hemiplégica. ...
  • Enxaqueca sem dor de cabeça. ...
  • Enxaqueca crônica.

Os critérios utilizados para definir se uma dor de cabeça é enxaqueca são: ao menos 5 crises que duram de 4 a 72 horas (sem tratamento ou que esse seja ineficaz) e a presença de pelo menos um dos sintomas como náuseas, vômito, fotofobia ou fonofobia (aversão ao som).

Pessoas com Enxaqueca Correm Maior Risco de AVC? Se você tem enxaqueca, pode estar preocupado com o risco de AVC, já que a enxaqueca torna mais provável que você tenha um AVC. A enxaqueca por si só não causa acidente vascular cerebral. No entanto, para algumas pessoas, a enxaqueca pode aumentar o risco.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.