Qual o nome do remédio para herpes labial?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Aciclovir, que deve ser aplicada por 7 dias a cada 4 horas; Sulfadiazina de prata com nitrato de cério, que deve ser aplicada até a cicatrização da ferida, 3 vezes ao dia.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Aplique gelo (cubos de gelo numa toalha húmida) ou uma embalagem fria diretamente na área infetada por alguns minutos, várias vezes ao dia. Isto aliviará a inflamação das lesões do herpes labial e proporcionará um alívio temporário.

Aciclovir creme é indicado para o tratamento de infecções cutâneas pelo vírus Herpes simplex, incluindo herpes genital e labial, inicial e recorrente.

Normalmente, é utilizada uma pomada antiviral para alívio do ardor, comichão e formigueiro. A toma oral ou intravenosa de um fármaco antiviral pode também ajudar a que o surto de herpes labial passe mais rápido.

Pomada para herpes labial
Entre as pomadas mais recomendadas para esse caso estão a flancomax (fanciclovir), Zovirax (Aciclovir), Penvir Lábia (Penciclovir). Essa forma de tratamento pode ter orientação de um clínico geral ou farmacêutico.

Pessoas que têm o vírus do herpes em estado latente no corpo podem desenvolver as feridas nos lábios, na boca e na gengiva em situações de baixa imunidade, alterações hormonais, exposição longa ao sol sem a devida proteção e estresse emocional.

Penciclovir, que deve ser aplicada por 4 dias a cada 2 horas; Aciclovir, que deve ser aplicada por 7 dias a cada 4 horas; Sulfadiazina de prata com nitrato de cério, que deve ser aplicada até a cicatrização da ferida, 3 vezes ao dia.

Cristina Abdalla – Geralmente, a crise de herpes dura de 7 a 10 dias. Horas ou um dia antes do aparecimento das vesículas na pele, algumas pessoas pressentem a crise pelos sintomas desagradáveis de ardor, queimação ou coceira no local afetado, porque o vírus está replicando e caminhando pelo nervo.

Os sinais da herpes genital podem aparecer entre 3 e 7 dias depois do contágio, ou em até 2 semanas. Já os da labial demoram entre 2 e 26 dias. No caso da herpes zoster, esse vírus pode ficar oculto no organismo durante anos (depois que a pessoa adquire a catapora) e reativar, principalmente, devido à baixa imunidade.

Aplique Aciclovir creme 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. O tratamento deve continuar por pelo menos 4 dias para herpes labial e 5 dias para herpes genital. Se não houver cicatrização, o tratamento pode ser prolongado por mais 5 dias.

A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias. Nos casos de herpes labial recorrente, o tratamento pode ser feito por via oral ou por via tópica. O tratamento com pomadas ou cremes deve ser aplicado na ferida 5 vezes por dia, por 4 dias.

AÇÃO DO MEDICAMENTO: O aciclovir é um agente antiviral que inibe a síntese do DNA viral. Proporciona tratamento eficaz para as infecções menos graves por HSV-1, HSV-2 (vírus Herpes simplex 1 e 2) e VZV (vírus Varicela zoster) em pacientes ambulatoriais. O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas. Também não é indicado tentar furar ou espremer as bolhas antes que elas se rompam sozinhas.

O herpes labial pode ser confundido com alergia da luva de borracha nos atendimentos odontológicos, por exemplo, e até com ulcerações aftosas. O vírus se propaga pelo sistema nervoso, conta, e muitos pacientes relatam que sentem sinais antes das lesões aparecerem.

Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial. Com propriedades antivirais e regeneradoras, o ingrediente atua impedindo o crescimento das lesões, diminuindo o tempo de duração das feridas.