Quanto tempo leva a cura da leucemia?

Perguntado por: dboaventura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O tempo total do tratamento é de cerca de dois anos, sendo a fase de manutenção a de maior duração. O tratamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo do subtipo de leucemia linfoide aguda e de outros fatores prognóstico.

12 de fevereiro de 2021 - 09:30 #Ceará #Hospital Infantil Albert Sabin #leucemia linfoide aguda #saúde. Considerado o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes, a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), quando diagnosticada precocemente, tem cerca de 75% de chances de cura.

Pacientes com LMMC-1 tendem a viver mais do que aqueles com LMMC -2. Em um estudo de pacientes com LMMC diagnosticados entre 1975 e 2005, a média de sobrevida com LMMC-1 e LMMC-2 foram 20 meses e 15 meses, respectivamente. No entanto, alguns pacientes viveram muito mais tempo.

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos. “Mesmo certos tipos de leucemia que ainda não tem uma cura, tem tratamentos capazes de controlar a doença por décadas. Às vezes, com o paciente praticamente sem sintoma algum”, o Dr.

“Isso depende muito. Depende de qual o tipo de leucemia aguda, se ele tem alterações genéticas específicas que conferem bom ou mau prognóstico, a idade, a presença de comorbidades e o tempo que leva para a doença ser diagnosticada, por exemplo.

As leucemias crônicas e agudas são doenças distintas e progridem em velocidades diferentes. As leucemias agudas incluem o tipo que progride mais rapidamente que conhecemos.

Enquanto que, nas leucemias agudas, elas são imaturas e não têm capacidade de realizar as suas funções normalmente. “Por isso, na apresentação, as leucemias agudas mieloides e linfoides são as mais graves.

Ao não iniciar o tratamento precocemente, os pacientes estão mais predispostos a ter complicações e até a morrer. “Isso leva a um alto índice de mortalidade no começo do tratamento, que hoje é 6%, quando o tolerável seria 1,8%. E ainda perdemos crianças com a doença controlada, em remissão.

O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.

Todos os pacientes que tiveram leucemia mieloide crônica devem evitar o tabagismo, uma vez que o fumo aumenta o risco de muitos tipos de câncer e pode aumentar ainda mais o risco de um segundo tipo de câncer. Para ajudar a manter a boa saúde, os ex-pacientes também devem: Atingir e manter um peso saudável.