O que fazer para evitar herpes labial?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Por exemplo, pessoas com infecção oral por HSV desencadeada por raios solares, devem evitar ao máximo a exposição ao sol ou usar um protetor solar quando isso não puder ser evitado. A adoção de hábitos saudáveis é importante para potencializar a imunidade e evitar o aparecimento recorrente dos sintomas do herpes.

Um dos gatilhos para a manifestação da doença é a exposição solar intensa (por isso recomenda-se o uso de protetor labial), baixa imunidade do organismo, estresse, cansaço físico e mental, além de vigência do período menstrual. Infelizmente, não existe cura definitiva para o herpes labial.

Para evitar o aparecimento de lesões de herpes, é desejável também que se limite a ingestão de arginina na dieta. Os alimentos conhecidos com alto teor de arginina são principalmente: amêndoas, nozes e outras castanhas, ovos, ervilha, lentilha, abacate, entre outros.

A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

Estresse pode provocar retorno dos sintomas do herpes
Além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Como tratar o herpes labial de forma rápida? Nos casos de pacientes sintomáticos, são utilizados medicamentos antivirais orais e tópicos, com o objetivo de reduzir a multiplicação do vírus, os sintomas e o tempo da doença. Entre as pomadas, o aciclovir é a substância ativa mais conhecida.

Existe tratamento caseiro? Não, comprovadamente não existe um tratamento caseiro que adiante de fato o tempo para a remissão do vírus. O que geralmente as receitas caseiras para o “tratamento” de herpes labial fazem é aliviar sintomas de dor e desconforto que as feridas provocam.

A Herpes Zóster acomete, em sua grande maioria, os mais velhos, mas os jovens também correm risco. A doença está ligada à baixa na imunidade, associada a vários fatores. A melhor medida para evitá-la é se prevenir, através da vacinação, disponível apenas na rede privada.

herpes são basicamente frutas e legumes como: Mamão, beterraba, manga, damasco, maçã, pera, figo, abacate e tomate. combate do vírus da doença.

Causas emocionais: estresse, ansiedade
Com isso, é comum que durante momentos em que nos sentimos psicologicamente afetados, as crises de herpes labial apareçam. Para evitar que isso aconteça, procure levar uma rotina mais leve – dentro do possível.

Existem várias opções de remédio para herpes e, nesse sentido, vale destacar aqueles à base de lisina, um aminoácido capaz de reduzir a replicação do vírus, diminuindo tanto a frequência quanto a intensidade das crises, reduzindo a duração das vesículas (“bolhas de água”).

Há também a possibilidade de se autocontaminar ao tocar a lesão labial e, em seguida, sem lavar as mãos, tocar outras partes do corpo como nariz, olhos e genitália.

Lisina: suplementação para prevenir a herpes.