Como se pega meningite em criança?

Perguntado por: egil . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. Transmissão: Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Por isso, evitar o contato é a melhor forma de evitar contrair a doença. Existem também alguns cuidados gerais que podem ajudar a prevenir contra a meningite, por exemplo, manter sempre as mãos limpas e cobrir o rosto em casos de tosse ou espirros. As vacinas também são uma ótima forma de prevenção.

Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos. A boa notícia é que existem vacinas disponíveis em laboratório e unidades de saúde, que são capazes de prevenir a condição de forma eficaz e segura.

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica.

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

No caso da meningite, a inflamação provoca dores de cabeça e vômitos intensos, além da rigidez no pescoço. O quadro da doença também se desenvolve muito mais rápido, em cerca de 24 horas. Em alguns casos, a pessoa com meningite também pode apresentar sintomas neurológicos, como perda de consciência, por exemplo.

Meningite bacteriana. A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão.

Esse imunizante é indicado para outros públicos: adolescentes de 11 e 12 anos. E, até junho deste ano, também aqueles na faixa etária de 13 e 14 anos de idade. A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal.

Um sinal muito importante a ser observado nos casos de meningite bacteriana, é o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. Pode ser feito um teste com um copo para ajudar no diagnóstico.

O diagnóstico se baseia nos resultados de uma punção lombar e em exames de sangue e urina. Algumas crianças morrem de meningite mesmo após receber tratamento apropriado.

Sintomas da Meningite Viral em Crianças
Em crianças com mais de dois anos, os sintomas comuns são: febre alta e repentina, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, falta de energia (prostração), sonolência, falta de apetite, dor e rigidez no pescoço, dificuldade de concentração e confusão mental em casos graves.

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.