Como saber se uma criança está com meningite?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos. A boa notícia é que existem vacinas disponíveis em laboratório e unidades de saúde, que são capazes de prevenir a condição de forma eficaz e segura.

O médico pode solicitar alguns exames para diagnosticar a meningite. Os mais comuns são punção lombar, onde é coletada uma amostra de líquido cefalorraquidiano; exames de sangue e algumas vezes exames de imagens, como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Sintomas da Meningite Viral em Crianças
Em crianças com mais de dois anos, os sintomas comuns são: febre alta e repentina, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, falta de energia (prostração), sonolência, falta de apetite, dor e rigidez no pescoço, dificuldade de concentração e confusão mental em casos graves.

Um teste caseiro para tentar determinar se uma criança pode estar com meningite é pedir para que ela encoste o queixo no peito. Se não conseguir ou parecer difícil demais, vá para um hospital o quanto antes.

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

No caso da meningite, a inflamação provoca dores de cabeça e vômitos intensos, além da rigidez no pescoço. O quadro da doença também se desenvolve muito mais rápido, em cerca de 24 horas. Em alguns casos, a pessoa com meningite também pode apresentar sintomas neurológicos, como perda de consciência, por exemplo.

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

Causas de meningite em crianças
A meningite em recém-nascidos é causada por uma infecção da corrente sanguínea (sepse. Choque séptico é... leia mais ). A infecção é normalmente causada por bactérias adquiridas no canal do parto, mais comumente estreptococos do grupo B, Escherichia coli e Listeria monocytogenes.

As semelhanças entre gripe e meningite são febre alta e mal-estar abruptos, além de vômito. Depois, elas evoluem de maneiras diferentes. O vírus da gripe ataca as vias respiratórias. Por isso, provoca coriza, tosse e cansaço.

O sinal mais comum de meningite é febre alta, presente em mais de 95% dos pacientes. Nos pacientes idosos, pode não haver febre, mas sim hipotermia, com temperatura axilar abaixo dos 36ºC. Outro sinal frequentemente presente é a rigidez de nuca, que ocorre em cerca de 90% dos casos.

Um sinal muito importante a ser observado nos casos de meningite bacteriana, é o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. Pode ser feito um teste com um copo para ajudar no diagnóstico.

O CRAG-LFA é um teste de rápido diagnóstico que fornece um resultado definitivo em aproximadamente 10 minutos a baixo custo e sem exigir estrutura física especializada, além de ser de fácil uso e interpretação.

Onde dói a cabeça na meningite? A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.