Quem já teve meningite fica com sequelas?

Perguntado por: ffrutuoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

As possíveis sequelas associadas à doença incluem perda de audição, convulsões, cegueira, dificuldade de aprendizagem e no desenvolvimento e déficits neurológicos motores, como diminuição da força. Em casos extremos, a meningite pode levar à morte.

As sequelas causadas em longo prazo são:

  • Convulsões;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Incontinência urinária;
  • Paralisia de membros;
  • Problemas nos rins;
  • Amputação de membros;
  • Perda de audição e visão.

A pessoa que teve meningite não está imune de ter meningite novamente, pois há diversos microrganismos que podem ser causadores de meningites, e a pessoa pode ser infectada por diferentes agentes microrganismos e apresentar diferentes tipos de meningites.

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

Os principais comprometimentos psiquiátricos encontrados foram transtornos de ansiedade e depressão, sendo comum dificuldade de atenção e de aprendizado.

É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Sim, pode. A vacina é muito bem vinda, inclusive para não teve a meningite.

Após a avaliação médica e a realização de exames, o tratamento será indicado de acordo com o agente causador da infecção. Não há tratamento específico para a meningite viral e, como acontece com outras viroses, se resolve sozinha, podendo ser utilizados medicamentos que tratem apenas dos sintomas, como dor e febre.

Meningite bacteriana. A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão.

– as sequelas podem mudar a vida e incluem: perda de memória, surdez, perda de visão, epilepsia, paralisia, perda de membros, danos nos órgãos e danos cerebrais; – as vacinas são fundamentais para a prevenção da meningite.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Onde dói a cabeça na meningite? A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.