É normal ter muita queda de cabelo?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Perder alguns fios de cabelo diariamente é algo normal e faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar — cerca de 50 a 100 cem por dia, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, quando há muita queda de cabelo, isso acende um sinal de alerta e merece atenção.

Alterações da tireoide, anemia, estresse e falta de vitamina D são causas comuns de queda de cabelo fora do normal. O sintoma torna necessário investigar a causa do problema, que pode ter origem em uma doença do cabelo, do couro cabeludo ou ser uma questão de saúde que exerça influência nos fios.

Como saber se a queda é normal? Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Alopecia androgenética – de origem genética, é o tipo mais comum de queda de cabelo. O problema pode se iniciar na adolescência, porém, fica mais aparente entre os 40 e 50 anos. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto.

Ter boa alimentação, exames em dia, atividade física regular, evitar o estresse e ter a saúde mental em dia são formas de evitar a queda de cabelo”, ressalta Dr.

Tanto a falta como o excesso de algumas vitaminas podem contribuir para a queda de cabelos. A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos.

Porém, diferente de outros tipos de queda de cabelo, a derivada do estresse pode ser revertida e os fios voltam a crescer naturalmente (caso o quadro de estresse tenha passado). Isso pode ocorrer cerca de 6 meses após a queda se manifestar.

Qual a frequência ideal para lavar o cabelo com queda? Você pode lavar a cabeça diariamente ou na frequência que for necessária para o seu tipo de cabelo, que pode variar.

outono

"No outono existe maior queda de cabelo do que em outras estações. Isso ocorre devido ao fato do couro cabeludo possuir sensores de luminosidade, pois é a melanina que ajuda a determinar o ritmo de crescimento. No outono os dias são mais nublados e certamente somos menos expostos ao sol", conta a médica.

Algumas práticas no banho podem favorecer a queda de cabelo de uma forma geral, sem nenhuma doença específica relacionada: água muito quente, fricção muito intensa e produtos utilizados na limpeza com composição inadequada.

Avaliação laboratorial: Em casos suspeitos de eflúvio telógeno está indicada a realização dos seguintes exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.

O melhor shampoo antiqueda do Brasil
O Shampoo Amplexe antiqueda foi o único da lista que realmente combate a queda capilar, tanto a alopecia androgenética quanto o eflúvio telógeno, fortalecendo os fios e estimulando o crescimento do cabelo.

Um emocional fragilizado também afeta o sistema imunológico e, quando isso acontece, os primeiros sinais são manifestados através da pele, dos cabelos e das unhas. É por isso que é comum notar uma queda maior dos fios quando se está estressado, ansioso ou deprimido.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados. Essas comidas atuam no fortalecimento dos fios, além de prevenir e tratar a queda dos cabelos.

Os mais conhecidos são:

  • Minoxidil. O minoxidil é o medicamento mais usado em casos de queda de cabelo. ...
  • Finasterida. ...
  • Espironolactona. ...
  • Cetoconazol. ...
  • Alfaestradiol.