Precisa de receita para comprar homeopatia?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Medicamentos homeopáticos precisam de receita para serem vendidos? Depende. A grande maioria dos medicamentos homeopáticos são classificados como MIP, ou seja, Medicamentos Isentos de Prescrição, aqueles que não precisam de receita médica para serem dispensados.

Só o homeopata (médico, cirurgião-dentista, médico veterinário) conhece e pode prescrever o medicamento indicado para cada paciente, e somente o farmacêutico homeopata deverá dispensar e orientar sobre a correta utilização destes medicamentos.

Basta procurar a unidade de saúde municipal mais próxima de sua casa, para saber os locais de atendimento e agendar a consulta com dia e hora marcada.

A homeopatia pode ser exercida em suas devidas áreas como: pelo médico, pelo farmacêutico, pelo odontólogo, pelo médico veterinário e pelo engenheiro agrônomo. Solicitamos à ANVISA: 1 - Exigência da receita médica homeopática para todas as potências homeopáticas (baixas, medianas, altas e altíssimas).

A compra de Florais não exige receita médica. Já a de Medicamentos Homeopáticos e Fitoterápicos, sim. Florais são de venda livre e qualquer indivíduo pode usar, indicar ou adquirir esse tipo de formulação.

Quanto custa uma consulta com o homeopata? Com nossos parceiros, você agenda seu atendimento com um homeopata por apenas R$ 35.

Tipos de doenças tratadas

  • Gripes e infecções.
  • Problemas psicológicos como ansiedade e depressão.
  • Transtornos alimentares.
  • Problemas de peso.
  • Rinite, sinusite e demais problemas respiratórios.

Você Sabia? que todos os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e podem ser pactuados para oferta no SUS.

Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos na forma de preparações dinamizadas, se baseando na diluição e na sucessão da mistura. Assim, os substratos são diluídos em álcool ou água e a mistura passa pelo processo de sucussão, no qual é vigorosamente sacudida.

Dessa forma, durante a consulta médica homeopática, o profissional explora todas as questões relacionadas a enfermidade. Porém, ele investiga também, fatores emocionais, os hábitos de vida dos pacientes, relação com os familiares, entre outros pontos fundamentais para a escolha do medicamento.

A Lei dos Semelhantes (Similia Similibus Curantur) diz: que as substâncias existentes na natureza (de origem vegetal, mineral e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de pro- duzir, ou seja, se uma pessoa ingerir doses tóxicas de uma determinada substância, irá apresentar alguns ...

Estudos têm identificado que a integração da homeopatia e da medicina tradicional é útil na promoção da saúde e no tratamento de doenças crônicas. Ainda, pode contribuir também com os cuidados para tratar doenças agudas. A homeopatia não substitui, necessariamente, a alopatia.

Para a ciência, é placebo
Os pesquisadores ainda afirmaram que "a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crônicos, sérios ou que podem se tornar sérios. Pessoas que escolhem homeopatia podem colocar a saúde em risco se rejeitarem tratamentos para os quais há evidências de segurança e eficácia".

É preciso prescrição para dispensar medicamento fitoterápico? Depende. Em sua maioria dos medicamentos fitoterápicos não possuem tarja, isto é, são isentos de prescrição, porém ainda sim existem alguns deles da lista de medicamentos fitoterápicos que necessitam de prescrição do profissional de saúde habilitado.

Mimulus. Esse floral é ideal para medos conhecidos e definidos, como falar em público, medo de escuro, de altura, entre outros. Dessa forma, é indicado para pessoas que tendem a ser tímidas ou nervosas, auxiliando-as a enfrentar seus medos com coragem e confiança.

Os principais questionamentos envolvem hábitos alimentares, traumas de infâncias, genética familiar, qualidade do sono, problemas emocionais, etc. Quanto mais informações o paciente fornecer, melhor será para o médico avaliar seu caso.