Como funciona a homeopatia no SUS?

Perguntado por: uferrari5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1980. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A especialidade é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças.

Você Sabia? que todos os medicamentos homeopáticos da farmacopeia homeopática brasileira estão incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e podem ser pactuados para oferta no SUS.

Quanto custa uma consulta com o homeopata? Com nossos parceiros, você agenda seu atendimento com um homeopata por apenas R$ 35.

Dessa forma, durante a consulta médica homeopática, o profissional explora todas as questões relacionadas a enfermidade. Porém, ele investiga também, fatores emocionais, os hábitos de vida dos pacientes, relação com os familiares, entre outros pontos fundamentais para a escolha do medicamento.

As doenças mais comuns são por exemplo constipações, gripes, dores de garganta e enjoos. Quando recomendada por um médico, a Homeopatia pode ser usada no tratamento de doenças crónicas e recorrentes, como patologias do sono, estados alérgicos, eczemas e asma.

Só o homeopata (médico, cirurgião-dentista, médico veterinário) conhece e pode prescrever o medicamento indicado para cada paciente, e somente o farmacêutico homeopata deverá dispensar e orientar sobre a correta utilização destes medicamentos.

Medicamentos homeopáticos precisam de receita para serem vendidos? Depende. A grande maioria dos medicamentos homeopáticos são classificados como MIP, ou seja, Medicamentos Isentos de Prescrição, aqueles que não precisam de receita médica para serem dispensados.

Soluções para prevenir, aliviar e curar doenças agudas e crônicas. A homeopatia é muito útil no alívio de sintomas de muitas doenças agudas e crônicas, como tosse, gripes, amigdalite, alergias, cólica infantil e menstrual, fadiga muscular e inchaços.

A consulta homeopática difere em vários aspectos da consulta tradicional, pois ao médico homeopata interessa além dos sintomas comuns a todas as doenças, também os sintomas peculiares de cada doente, ou seja, o que o individualiza. Por isso se diz que a homeopatia trata o doente e não suas doenças.

Diferente da medicina tradicional, os exames utilizados na área da homeopatia visam servir como um parâmetro para fazer o prognóstico da doença e acompanhar a evolução do paciente.

Basta procurar a unidade de saúde municipal mais próxima de sua casa, para saber os locais de atendimento e agendar a consulta com dia e hora marcada.

O médico homeopata costuma fazer perguntas sobre seu estilo de vida, hábitos alimentares e preferências, temperamento, personalidade, padrões de sono e histórico médico, essas informações ajudam o médico a formar uma imagem completa sobre você.