Em que ano foi criada a vacina da malária?

Perguntado por: nconceicao3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Publicado em 1984 na Science, esse trabalho levaria ao desenvolvimento de outra linha de compostos candidatos a vacina, entre os quais o RTS,S, que será testado em bebês na África, produzido a partir de uma proteína do plasmódio e outra do vírus da hepatite B.

A mosquirix começou a ser desenvolvida em 1987, os ensaios clínicos de fase 3 foram concluídos em 2014 e em 2019 a vacina começou a ser aplicada no mundo real em um projeto-piloto no Quênia, Malawi e Gana.

A vacina existente e aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a RTS,S, para crianças com idade entre cinco meses e três anos, que atua contra o Plasmodium falciparum, o parasita mais comum de ser encontrado, principalmente no continente africano.

A OMS já havia liberado em outubro de 2021 o uso da vacina mosquirix, da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), que age contra Plasmodium falciparum, o mais letal dos cinco parasitas que causam a malária.

A vacina contra a malária é a primeira desenvolvida para proteger humanos contra uma infecção causada por parasitas e levou décadas para tornar-se viável em razão de diversos complicadores. Para fins de comparação com doenças e vacinas recentes e amplamente debatidas, P.

A imunologista brasileira Ruth Nussenzweig não terá a chance de conhecer o desempenho na vida real de uma vacina contra a malária produzida a partir dos estudos que ela e seu marido, o também imunologista Victor Nussenzweig, desenvolveram nas últimas décadas.

Existe vacina contra a malária? Compartilhar: Não existe ainda vacina contra a doença no Brasil. Porém, estudos estão sendo realizados para que uma vacina possa ser desenvolvida, inclusive com a participação de grupos de pesquisa da Fiocruz.

No entanto, vale dizer que existe uma vacina contra a malária que tem o uso autorizado pela OMS. Trata-se da RTS,S/AS01 (Mosquirix), que oferece proteção parcial contra a doença, com eficácia de cerca de 35% após quatro anos.

Feito a partir de uma proteína do Plasmodium falciparum e algumas outras substâncias, a vacina atua no chamado "esporozoíto" do protozoário, que é uma forma que ele assume entre a picada do mosquito e a "viagem" até o fígado.

Em 2020 eram 245 milhões de casos. A maioria deste aumento ocorreu em países da Região Africana. Os óbitos por malária reduziram de 625.000 em 2020 para 619.000 em 2021. No Brasil, a região amazônica é considerada área endêmica para malária no país, registrando 99% dos casos autóctones.

"A malária é causada por um protozoário e transmitida por um mosquito. A febre amarela, apesar de ser transmitida também pela picada de um mosquito, é causada por um vírus. A causa do amarelão, por sua vez, é um verme, que, normalmente, é adquirido pela pessoa através da sola do pé", afirma Barbosa.

Utiliza-se o tratamento com combinações fixas de derivados de artemisinina (ACT), artemeter + lumefantrina ou artesunato + mefloquina, por 3 dias para o tratamento clínico e a primaquina em dose única para eliminação dos gametócitos.