Qual é o principal vetor da malária?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A malária é causada por parasitos do gênero Plasmodium, que são transmitidos às pessoas pela picada de mosquitos fêmeas infectadas do gênero Anopheles, chamados de “vetores da malária”.

O Plasmodium, agente etiológico da malária, é um parasita protoctista do grupo dos apicomplexos. Tem como hospedeiro intermediário o ser humano e como hospedeiro definitivo a fêmea do mosquito do gênero Anopheles.

A malária tem um período de incubação que varia entre uma e duas semanas, mas pode chegar a meses. Os primeiros sintomas da doença surgem logo após o rompimento das hemácias. Febre, calafrios e dor de cabeça são os principais. O doente pode apresentar também dores no corpo, náuseas, cansaço, sudorese e tontura.

A maioria dos casos de malária grave e de óbitos é causada pelo P. falciparum, apesar de existirem relatos cada vez mais frequentes de infecções graves pelo Plasmodium vivax. Este artigo focará, no entanto, a primeira etiologia.

Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados, também conhecido como mosquito-prego.

Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium é o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni são os humanos. Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada.

O hospedeiro pode ser de três tipos: O hospedeiro primário ou definitivo é o parasita atinge a maturidade ou passa a sua fase de reprodução sexuada; O secundário ou intermediário é aquele que se encontra em fase larvária ou assexuada; Já o hospedeiro paratênico ou de transporte, apesar de se tratar de um hospedeiro ...

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios.

A origem estaria em um parasita encontrado em chimpanzés na África equatorial.