Que horas o mosquito da malária ataca?

Perguntado por: ebittencourt2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 2 votos

do anoitecer ao amanhecer. É nessa hora que o mosquito mais ataca (no final da tarde, por volta de 6h, ao longo da noite e logo cedo até as 7h da manhã). Evite a formação de criadouros próximos da sua casa. Onde tem água parada, tem criadouro de mosquito.

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.

Você sabia que os mosquitos transmissores da dengue têm "um horário específico" para atacar? Pois é! Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde.

Circula durante todo o dia, mas costuma ser mais ativo nos horários com temperaturas mais amenas, como das 7h às 10h e das 16h às 19h.

O repelente deve ser sempre o último produto a ser aplicado – depois do protetor solar ou de maquiagem, por exemplo. No caso do rosto, é importante proteger as regiões perto da boca, olhos, nariz ou ainda sobre ferimentos. 7 – Repelentes podem ser usados à noite? Não, o produto não deve ser usado antes de dormir.

Diferenças entre o pernilongo e o mosquito da dengue
O pernilongo possui hábitos noturnos e se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. Ele prefere água, rica em matéria orgânica para depositar os seus ovos. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.

De hábitos noturnos, o mosquito se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. É fácil de identificar que um pernilongo está perto de você: o barulho que ele emite é bem característico e sua picada pode causar ulcerações na pele.

Segundo um estudo feito por pesquisadores que atuam na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o mosquito Aedes aegypti é mais atraído por cores específicas, como vermelho, laranja, ciano e preto. Os mosquitos combinam a visão com o olfato para voar em direção aos seus alvos.

Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que a água com cloro e a água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

O mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

Já o mosquito da dengue não deixa marcas e não provoca coceira na picada. Vale lembrar ainda que o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya, da febre amarela e do zica vírus.

Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor.

A maioria da lesões aparece alguns dias após a picada do inseto. Como é uma reação alérgica, 1 contato na semana é considerado suficiente para manter várias lesões.