Como perder a barriga de glúten?

Perguntado por: aramos8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Segundo os especialistas, para eliminar peso não é necessário retirar todo o glúten da alimentação. O importante é reduzir a quantidade do nutriente, retirando os carboidratos simples e os açucares e fazendo substituições saudáveis no cardápio.

ALIMENTOS RICOS EM ENZIMAS E ANTI-INFLAMATÓRIOS
As enzimas presentes nesses alimentos são capazes de digerir moléculas de proteína e assim auxiliar na eliminação dessa pequena quantidade de glúten que você ingeriu sem saber. Outro ótimo recurso são os alimentos anti-inflamatórios.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

Por isso, há casos de pessoas que tiram o alimento de sua dieta e passam a se sentir bem, no entanto, é preciso ter cuidado. A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares.

A ingestão abundante de água é outra forma de como desintoxicar o corpo do glúten. Pois, ela contribui na eliminação de possíveis toxinas do organismo como essa proteína, no caso dos celíacos. Além disso, o aumento do consumo de água evita a desidratação.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Existem diversos alimentos ricos em fibras solúveis. Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Na maioria das vezes, os alimentos que contém a substância são altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos, como pizza e biscoitos. Portanto, ao cortar o glúten, você está por consequência eliminando também todos esses alimentos da sua dieta. Isso sim faz toda a diferença.

Existem proteínas que podem substituir o glúten na dieta
Com a retirada do trigo, centeio, cevada e aveia da alimentação, outros cereais podem ser utilizados por quem precisa tirar o glúten da alimentação, dentre eles, o farelo de arroz, a fécula de batata, farinha de mandioca e milho.

“Depende”, pondera a nutricionista do HCor. “Do ponto de vista da fisiologia, tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, afim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde”.

Melhoria na digestão; Diminuição na ingestão de calorias; Redução de problemas como diarreia, refluxo e cólicas; Diminuição da fome e da compulsão.

Não. O glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Na verdade, o café não tem glúten. Então, você pode tomar o seu cafezinho, seja puro ou com leite, à vontade.