Como é feito o desmame do Rivotril?

Perguntado por: ucavalcante6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas; ou. Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

Embora um período de 4 a 8 semanas seja suficiente para a maioria das pessoas, a velocidade da redução costuma ser determinada pela capacidade do indivíduo de tolerar os sintomas secundários ao processo de suspensão.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

Com receio de gerar dependência, há quem busque se acalmar sem precisar de tarja preta e tende a tomar chá de camomila, valeriana ou tília. Entretanto, há outra planta com fortes poderes relaxantes: a kava kava.

Nesse caso, seu médico ajustará a dose de cada medicamento para atingir o efeito ideal. Não pare de tomar Rivotril® subitamente, você pode ter novas crises epilépticas. Somente seu médico poderá orientar a interrupção do tratamento reduzindo gradualmente a dose utilizada.

Tudo depende do tempo de uso contínuo, da dosagem e das características de cada indivíduo. No geral, adverte-se que o consumo do medicamento não ultrapasse 4 semanas ou alguns meses. Nos casos em que a dosagem inicial deixa de fazer efeito, é sinal de que pode estar se criando uma dependência química.

O efeito de abstinência é quando tem uma interrupção abrupta da substância; a pessoa tem efeitos contrários ao efeito que tem com a substância. Por exemplo, o clonazepam acalma a pessoa, relaxa e dá sono; se ela o tira, fica acordada, tensa, agitada e ansiosa.

O risco dos sintomas de abstinência é maior após descontinuação súbita do tratamento, portanto a retirada brusca do medicamento deve ser evitada. O tratamento (mesmo de curta duração) deve ser interrompido pela redução gradativa da dose diária. Clonazepam pode lentificar as reações, efeito agravado com o uso de álcool.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

Podem durar desde algumas horas, até uma semana.

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.

Como fazer desmame de benzodiazepínico?

  1. Avaliar razão da prescrição e o tempo de uso.
  2. Diminuir aproximadamente 25% da dose a cada duas semanas e, no final, retirar mais lentamente (diminuir 12,5% em vez de 25% ou fazer alternância de dias com e sem a medicação).