Qual o princípio ativo do medicamento Rivotril?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Abaixo, veja a composição da marca Rivotril: Os comprimidos com 0,5 mg contém: 0,5 mg de clonazepam; Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxido férrico, talco, estearato de magnésio.

Rivotril (clonazepam) é um medicamento da classe das benzodiazepinas – o mesmo de outros remédios como diazepam, lorazepam e alprazolam, por exemplo. Esse tipo de substância atua como anticonvulsivante, sedativo, relaxante muscular e hipnótico.

Qual é a diferença entre Clonazepam e Rivotril? Nenhuma. Na verdade, o Rivotril é o medicamento referência do princípio ativo clonazepam, mas existem outros nomes comerciais.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

A ação do alprazolam é rápida, com um pico capaz de reduzir os efeitos da crise e com uma meia vida média de oito horas. O Rivotril, demora mais para fazer efeito, mas tem uma meia vida mais longa. Em relação aos efeitos, ambos causam a sedação e relaxamento, além de serem ansiolíticos e anticonvulsionantes.

Se você está tendo dificuldade em adormecer ou continuar dormindo, seu médico pode prescrever rivotril (clonazepam) para ajudar. O tempo recomendado para tomar o medicamento é 30 minutos antes de dormir.

Além disso, esse medicamento interage com outros remédios que atuam no sistema nervoso central e também com bebidas alcoólicas. “Tanto o álcool como a droga atuam como depressores do sistema nervoso central. Então, o efeito dos dois fica potencializado, diminuindo a excitação cerebral”, esclarece a expert.

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.

Quando utilizados comprimidos, sublinguais ou solução oral, o Rivotril tem efeito rápido. Leva em torno de 30 a 60 minutos para começar a atuar no organismo e perdura por até 8 horas em adultos e 12 horas em crianças.

Apesar de ambos serem fármacos da classe dos benzodiazepínicos, são dois medicamentos um pouco diferentes. O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta.

A lavanda é uma planta usada em vários setores, desde a produção de cápsulas e chás, até em velas, aromatizadores e mais. Inclusive, muitos profissionais de saúde optam por indicar a lavanda para consumo, com sua ação anti-inflamatória e calmante, ao invés de medicamentos farmacêuticos, como o clonazepam.