Quanto tempo demora para se viciar em Rivotril?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Há pessoas que desenvolvem dependência em cinco anos.

Quais são os sintomas de abstinência deste medicamento? Em menos graves, os sintomas da abstinência podem incluir tremor, agitação, insônia, ansiedade, cefaléia e dificuldade de concentração. Também podem ocorrer sudorese, espasmos muscular e abdominal, alterações na percepção e, mais raramente, delírio e convulsões.

A recomendação, realmente, é que seu uso não exceda a quatro semanas – e seja retomado somente se ocorrerem casos de crise aguda, que exijam ação rápida.

Se o medicamento for usado isoladamente, a superdosagem raramente está associada ao risco de morte. “No entanto, em alguns casos podem ocorrer ausência de reflexos, apneia, hipotensão arterial, depressão cardiorrespiratória e até coma”, alerta Gisele.

1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Tudo depende do tempo de uso contínuo, da dosagem e das características de cada indivíduo. No geral, adverte-se que o consumo do medicamento não ultrapasse 4 semanas ou alguns meses. Nos casos em que a dosagem inicial deixa de fazer efeito, é sinal de que pode estar se criando uma dependência química.

A retirada deve ser gradual, até que o medicamento seja totalmente suspenso. Nas crises agudas de pânico: 1 comprimido de Rivotril® sublingual. Como ansiolítico em geral: 0,25 mg a 4,0 mg/dia.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

Na maioria dos casos, as medicações da classe dos benzodiazepínicos são vistas como um tratamento para crises pontuais, e o consumo por muitos dias seguidos é contraindicado por causa do risco de tolerância e dependência.

Se o paciente tem também ansiedade ou síndromes ansiosas, o clonazepam é bom como um medicamento de alívio transitório da ansiedade, não como um mecanismo de redução perene da ansiedade, porque tem que ser utilizado de uma maneira transitória – ele é muito bom como um “apaga fogo”.

As dosagens existentes são: Comprimido sublingual 0,25 mg. Comprimido 0,5 mg. Comprimido 2,0 mg.

Se você está tendo dificuldade em adormecer ou continuar dormindo, seu médico pode prescrever rivotril (clonazepam) para ajudar. O tempo recomendado para tomar o medicamento é 30 minutos antes de dormir.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.