Qual o nome do genérico do Rivotril?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O clonazepam, mais conhecido pelo nome comercial Rivotril, é um medicamento que pertence à classe das benzodiazepinas, a mesma a qual também fazem parte diazepam, alprazolam, bromazepam, lorazepam, midazolam e vários outros.

A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo. O efeito, contudo, é o mesmo: o genérico passa pelos mesmos testes de ação e eficácia, impostos pela Anvisa, que as drogas de referência.

Clonazepam 2mg Genérico Legrand 30 Comprimidos é um medicamento indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis, ansiedade, pânico, fobia social, depressão, síndromes psicóticas, inquietação, dentre outros distúrbios. Uso adulto e pediátrico, de acordo com o quadro e indicação médica.

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

Qual é a diferença entre Clonazepam e Rivotril? Nenhuma. Na verdade, o Rivotril é o medicamento referência do princípio ativo clonazepam, mas existem outros nomes comerciais.

Popularmente conhecido como Rivotril, o clonazepam é uma medicação da família dos benzodiazepínicos muito consumida no Brasil.

O clonazepam tem as seguintes apresentações: em gotas, comprimidos de liberação normal e comprimidos sublinguais, que têm um início de ação um pouco mais rápido.

Sempre que possível, a dose diária deve ser dividida em três doses iguais. Caso as doses não sejam divididas de forma equitativa, a maior dose deve ser administrada antes de o paciente se deitar. O nível da dose de manutenção é atingido após 1 a 3 semanas de tratamento.

O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta. Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam.

Pode ocorrer perda de efeito durante o tratamento com clonazepam. Não tome clonazepam com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central, essa combinação pode aumentar os efeitos de clonazepam, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

O Rivotril também é o mais usado em casos de ansiedade social e acatisia, um quadro de inquietação extrema. O grande diferencial desses dois remédios é que o alprazolam é indicado para casos extremos e ministrado em crises.

O que é mais forte: zolpidem ou clonazepam? Os dois medicamentos agem sobre o mesmo receptor no cérebro, o GABA-A. O clonazepam pode ser considerado mais forte por ter um tipo de ação mais amplo, com mais efeitos.

O uso prolongado é desaconselhado porque esses medicamentos causam efeitos colaterais. É comum quem os usa relatar aumento da sonolência, dificuldade para se concentrar e amnésia temporária.