Quais são os vegetais transgênicos?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Atualmente, muitas culturas já possuem versões transgênicas no mundo. Abobrinha, ameixa, algodão, berinjela, beterraba, cana-de-açúcar, canola, feijão, mamão, milho e soja são exemplos. No entanto, soja, milho, algodão e canola compõem 99% de toda a área plantada com transgênicos no mundo.

As principais culturas transgênicas são de milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.

Plantas transgênicas são plantas que contêm um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética. Através desta técnica, um ou mais genes são isolados bioquimicamente e inseridos numa célula.

Alimentos transgênicos são aqueles produtos que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes oriundos de outro organismo. Uma planta de berinjela transgênica produz um alimento transgênico, que é a berinjela.

O mamão do Havaí é a única fruta geneticamente modificada para resistir a um vírus presente nos supermercados. A empresa canadense Okanagan Specialty Fruits aposta que a conveniência em ter maçãs que não adquirem a cor marrom vai tirar as preocupações do consumidor.

Nenhuma delas encontrou evidências de que os alimentos transgênicos possam causar câncer ou outras doenças em seres humanos ou animais. A conclusão, portanto, é de que os alimentos transgênicos são tão seguros para consumo quanto os que utilizam tecnologias convencionais para realizar o cruzamento de plantas.

Como identificar a presença de alimentos transgênicos

  1. Símbolo de transgênico na embalagem. ...
  2. Frase “produto produzido a partir de soja transgênica” ou “contém soja transgênica”;
  3. Nome da espécie doadora do gene junto à identificação dos ingredientes ou sigla OGM (Organismo Geneticamente Modificado).

Os transgênicos aumentam a produção de alimentos e apresentam maior resistência a agentes externos (biológicos e climáticos). No entanto, podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos transgênicos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Como resultado das modificações genéticas, a biotecnologia dos transgênicos viabiliza o aumento da produtividade em um mesmo espaço de cultivo, a melhoria da qualidade nutricional das plantas e a redução dos custos de produção.

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.