Qual margarina não é transgênica?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Becel é feita a partir de óleos nutritivos que extraímos de sementes de soja não-transgênica. Esses óleos contém naturalmente ômega 6, que é bom para a saúde do coração.

Margarina. O substituto vegetal da manteiga é feito de canola geneticamente modificada ou de outros óleos vegetais processados e tem alto teor em gordura trans, que você já cansou de ouvir o quanto faz mal. Salsicha.

A legislação exige que o uso de ingredientes geneticamente modificados seja indicado no rótulo de todos os alimentos vendidos no Brasil. O rótulo deve apresentar um triângulo amarelo com um "T" preto dentro, seguido de uma frase indicando que o produto é ou contém transgênico.

Óleo de linhaça
Diferentemente do informado, o óleo de canola é obtido por meio do melhoramento genético da colza, e não por transgenia.

O alimento que provocou estas reações é a margarina, que foi modificada geneticamente nos anos 60, porém os estudos dos “trans” só surgiram 30 anos depois que iniciou-se o consumo. “A margarina transgênica surgiu quando resolveram modificar os óleos vegetais em uma pasta, tudo feito em laboratório.

A margarina está a apenas uma molécula de ser plástico? Totalmente falso. A nutricionista Anna Carolina explica que a margarina não é criada a partir de uma molécula de plástico, mas sim de um óleo vegetal, que pode ser de milho, soja ou canola, que passa por um processo de hidrogenação.

Produtos transgênicos mais produzidos no Brasil
As principais culturas transgênicas são de milho, algodão, soja e cana-de-açúcar. Os três primeiros estão presentes como insumos em vários produtos encontrados no mercado, como leite de soja, óleo de cozinha, massas, margarina, cereais e biscoitos.

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

Um organismo geneticamente modificado (OGM), segundo a Lei de Biossegurança (11.105/05), é um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética. Já o termo “transgênico”, que não é definido pela lei, é um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulados.

Segundo o Idec, ainda que os estudos sejam escassos, já se sabe que os transgênicos podem causar alguns riscos à saúde humana, como o aumento das alergias. Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que uma variedade transgênica de soja poderia causar 50% a mais de alergia do que a soja não transgênica.

Os alimentos ou produtos não transgênicos são aqueles sem nenhuma modificação genética. No caso das sementes elas são naturais e, geralmente, o controle de pragas também é feito com produtos naturais. Eles são mais saudáveis e saborosos.

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
A gordura saturada costumava ser considerada nociva, mas estudos mostram que ela é uma rica fonte de energia completamente inofensiva para os seres humanos (confira aqui os estudos: 1, 2). Além disso, o óleo de coco tem inúmeros benefícios para a saúde.