Qual o tipo de câncer que mais mata?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de: pulmão (1,76 milhão de mortes) colorretal (862 mil mortes) estômago (783 mil mortes)

O câncer de pâncreas apresenta a menor taxa de sobrevivência, de 10%, seguido pelo câncer de vesícula biliar, com taxa de 18%. O câncer é uma doença caracterizada pela proliferação desordenada de células, que podem invadir tecidos e órgãos.

Equipe Oncoguia
O câncer de pâncreas é uma condição considerada silenciosa pelos médicos. Como o órgão não é sensível e os sintomas podem ser confundidos com os de outras patologias, o diagnóstico tende a ser tardio, dando tempo para o quadro se tornar grave antes de qualquer intervenção.

O câncer do colo do útero tem 93% de sobrevida relativa em cinco anos nos estágios 0 e 1A. A detecção precoce permite que os médicos tratem as células anormalmente desenvolvidas antes que elas possam crescer ou se espalhar para outras áreas do corpo.

Problemas no coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes e câncer de pulmão estão entre as 10 doenças que mais matam no mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por que câncer no coração é raro? Porque as células do coração encerram o ciclo de divisão celular muito cedo e não se replicam como as células de outras partes do organismo, como boca, pele ou mama, por exemplo.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

1. Câncer de pulmão. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! De acordo com a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 de câncer de pulmão.

Não é diferente com o câncer. Porém, nem todo tumor causa sintomas que, quando investigados, revelam a doença. Esses cânceres são conhecidos como silenciosos, e se desenvolvem sem o conhecimento do paciente.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.