Como são feitos os animais transgênicos?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os animais transgênicos são aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua. Isto ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal "hospedeiro".

Animais transgênicos são aqueles cujo genoma foi modificado pela introdução de seqüências de DNA de outro organismo.

Plantas transgênicas são plantas que contêm um ou mais genes introduzidos por meio da técnica de transformação genética. Através desta técnica, um ou mais genes são isolados bioquimicamente e inseridos numa célula. Em seguida, esta célula se multiplica e origina uma nova planta, carregando cópias idênticas do gene.

A primeira etapa para a criação de transgênicos é a identificação de um gene que seja responsável por manifestar uma característica que aprimore o organismo receptor. A segunda etapa é a inserção do gene escolhido nas células do organismo-alvo, que pode ser feita por diferentes técnicas.

A especificidade do transgênico é que ele é um ser vivo que teve introduzido em seu genoma um material de outro ser vivo diferente, de outra espécie, não compatível sexualmente. É o caso, por exemplo, de bactérias que recebem genes humanos para produzir insulina, depois usada como medicamento por diabéticos.

Os animais transgênicos se caracterizam por possuir um gene de interesse que não está normalmente presente em seu genoma. Eles são utilizados principalmente para produzir um determinado fator de interesse comercial e/ou científico.

O Salmão é o primeiro animal geneticamente modificado, a receber aprovação para servir de alimento no mundo: o Salmão transgênico é uma realidade. A criatura é uma produção da empresa AquaBonty. Ela colocou no salmão atlântico o DNA do salmão real, uma espécie gigante oriunda do Pacífico.

A inserção de uma variedade transgênica em uma comunidade de plantas pode proporcionar vários efeitos indesejáveis, como a alteração na dinâmica populacional ou a própria eliminação de espécies não domesticadas; a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos; a geração de super plantas daninhas ou super ...

Com exceção da nacional Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), todos os cultivos liberados até hoje no Brasil utilizam tecnologia transgênica e defensivos agrícolas produzidos pelas seis grandes empresas transnacionais que também lideram o setor de transgenia em nível global: Monsanto (Estados Unidos), ...

O que gera uma série de problemas ambientais e também de saúde para as pessoas. O glufosinato de amônio é altamente tóxico para as pessoas, podendo causar problemas graves no sistema reprodutor humano. Além disso, o uso do trigo transgênico pode infectar o trigo convencional e até plantações agroecológicas.