O que é correto afirmar em relação à síndrome de Down?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

Questão É correto afirmar com relação à síndrome de Down: Ela decorre da trissomia do cromossomo 21 em 50% dos casos. O hipotireoidismo é uma comorbidade que pode ser encontrada nessa síndrome.

A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

3) Pessoas com síndrome de Down têm deficiência intelectual
Deficiência intelectual não é o mesmo que deficiência mental. Por isso, não é apropriado usar o termo “deficiência mental” para se referir às pessoas com síndrome de Down. Deficiência mental é um comprometimento de ordem psicológica.

As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária.

A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético.

A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos dividi- dos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

→ Causa da síndrome de Down
Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras. Não pare agora...

Idade do pai é mais determinante que a da mãe na geraçãode filhos com problemas. Quando se trata de doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo.

Na CID, a Síndrome de Down está classificada no capítulo Q-00 a Q-99, que engloba as malformações, deformidades e anomalias cromossômicas. Por isso, seu código de referência é o Q-90.

Algumas das atividades mais indicadas para quem tem essa alteração genética são:

  • Atletismo;
  • Natação;
  • Futebol;
  • Tênis.

Síndrome de down como lidar na sociedade: dicas para pais e familiares

  1. Esclareça as dúvidas sobre a síndrome de down. ...
  2. Preocupe-se com sua realidade atual. ...
  3. Pratique a inclusão você mesmo. ...
  4. Entenda os sentimentos e limites da pessoa com down. ...
  5. Procure por todo o suporte que precisar. ...
  6. Informe-se por fontes confiáveis.

É possível afirmar que pessoas com a síndrome apresentam um grau leve a moderado de deficiência cognitiva ou deficiência intelectual. A síndrome de down não é uma doença. No entanto, isso não significa que elas possuem um nível que as impossibilita de absorver aprendizados e frequentar escolas comuns.

Principais Síndromes

  • Síndrome de Angelman. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Síndrome de Edwards. ...
  • Síndrome de Jacobs. ...
  • Síndrome de Klinefelter. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome do Triplo X.

As estimativas indicam que há chance de 1 em 353 de mulheres, acima dos 35 anos, terem filhos com SD. Essa probabilidade aumenta para 1 em 85, em mulheres acima dos quarenta anos.