O que a babosa precisa para sobreviver?

Perguntado por: oferrari9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A babosa é uma planta que não gosta muito de água, então a gente não pode irrigar muito senão ela começa a “melar”. Você deve irrigá-la quando o substrato estiver seco, ou seja, uma vez por semana. No inverno você pode até diminuir essa frequência.

Essa plantinha ama a luz do sol e ela é muito importante para o seu crescimento. Deve receber iluminação direta por pelo menos oito horas por dia. Mas lembre-se sempre que a babosa é acostumada a climas mais tropicais, então tome muito cuidado com temperaturas muito frias.

Dicas para cuidar e manter sua babosa linda
Rega: como a babosa é uma planta suculenta, ela não gosta de solos encharcados. Por isso, regue-a uma vez por semana, pulverizando a água sobre a planta. Luminosidade: deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra.

Seu solo ideal é com metade de areia média e a outra metade de terra orgânica com adubo. Como uma boa suculenta, a babosa não gosta de muita água, pois isso pode apodrecer as raízes. Por isso, regue com cuidado, sem encharcar o vaso, e faça isso pelo menos uma vez por semana.

Dado que suas folhas e raízes são cheias d'água, qualquer excesso de umidade no solo pode levar à podridão das raízes. A babosa cresce melhor quando regada profundamente, mas infrequentemente. Ela tolera bem condições secas e é muito sensível à podridão das raízes, então no que diz respeito à água, menos é melhor.

A babosa não é muito exigente quanto à adubação. Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano. Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.

Planta murcha com folhas morrendo na base
Se possível, mova o vaso para um local de maior incidência solar, mas de um modo gradual. Quando a babosa não é aclimatizada, ela pode queimar no Sol. Mover a planta da sombra para o Sol por aproximadamente 4 semanas, dá a oportunidade para que ela se acostume.

Pelo menos 8 horas por dia de sol direto ou no máximo meia sombra são necessárias para manter a plantinha bonita e viçosa. Por ser uma planta suculenta, a babosa não gosta de terras molhadas demais. Se você optar por plantar babosa em vaso, garanta que os modelos escolhidos tenham furos para drenagem no fundo.

Com uma pá pequena ou uma faca, enterre a ferramenta ao lado do broto e faça uma alavanca, pra arrancar gentilmente a planta pequena com raíz e tudo. Essa é a melhor forma, já que a estrutura toda da planta está formada, inclusive, com raízes. Aí, é só transplantar pra um vaso a sua muda de babosa.

No entanto, você pode mantê-la úmida pulverizando água várias vezes por semana, especialmente durante o inverno. Sempre que você vir que sua planta está com folhas amareladas, tome cuidado! Isso é um sinal de excesso de água.

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.

Se mantida em temperatura ambiente, a folha da babosa estraga rapidamente (mesmo que em um local escuro e arejado). Portanto, para aumentar a vida útil da planta, o ideal é colocá-la na geladeira (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.