Como plantar babosa para ficar bonita?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pelo menos 8 horas por dia de sol direto ou no máximo meia sombra são necessárias para manter a plantinha bonita e viçosa. Por ser uma planta suculenta, a babosa não gosta de terras molhadas demais. Se você optar por plantar babosa em vaso, garanta que os modelos escolhidos tenham furos para drenagem no fundo.

Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.

A babosa gosta de ambientes ensolarados e cheios de luz e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês. Se quiser retirar uma das folhas para usar a gelatina da babosa nos cabelos ou na pele, a dica é começar de baixo para cima.

Dicas para cuidar da babosa
Então, regar apenas uma vez por semana é o bastante para essa plantinha. Uma técnica interessante para evitar aguar demais é a pulverização. Essa plantinha ama a luz do sol e ela é muito importante para o seu crescimento. Deve receber iluminação direta por pelo menos oito horas por dia.

Recomenda-se cultivar a planta babosa em sol pleno ou meia-sombra. Por essa razão, se você cultiva a sua babosa dentro de casa procure reservar um ambiente em que sua planta receba ao menos 8 horas de luz natural por dia. No sala de estar, por exemplo, você pode posicioná-la sobre uma mesa, próxima a uma janela.

Luminosidade: é importante que a planta seja cultivada em sol pleno ou meia-sombra. Caso seja cultivada no ambiente interno, deve receber ao menos 8 horas de luz natural por dia. Rega: uma vez por semana. A babosa não gosta de solos encharcados, e não se deve utilizar mangueiras.

A babosa não é muito exigente quanto à adubação. Para essa planta, é ideal fazer uma adubação de manutenção com fertilizante NPK 10-10-10, duas ou três vezes por ano. Ou então você pode usar um adubo orgânico, como, por exemplo, o esterco de gado curtido ou o húmus de minhoca.

É conhecida por atrair a prosperidade e as boas energias em qualquer lugar da casa onde estiver localizada. Popularmente acredita-se que quando a planta da babosa cresce e esbanja saúde é porque está atraindo boa sorte.

Para que o crescimento da babosa ocorra de forma saudável é importante que o solo se mantenha bem drenado. Sendo assim, recomenda-se realizar uma mistura de 50% de terra orgânica adubada com 50% de areia.

Com uma pá pequena ou uma faca, enterre a ferramenta ao lado do broto e faça uma alavanca, pra arrancar gentilmente a planta pequena com raíz e tudo. Essa é a melhor forma, já que a estrutura toda da planta está formada, inclusive, com raízes. Aí, é só transplantar pra um vaso a sua muda de babosa.

Babosa que não cresce
Como já mencionado, durante o verão, a babosa entra em estado de dormência para se adaptar à falta de água. Durante esse período, a planta não cresce e pode ser um motivo para a sua estagnada. Por outro lado, a babosa também deve ser podada para promover a sua propagação.

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!

A Babosa é uma planta medicinal de uso milenar por diversas culturas. Seu nome Aloe, significa substância amarga e brilhante, e vera significa verdadeira. Na literatura é encontrada com a sinonímia Aloe barbadensis.

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Desde 2011, a Anvisa proíbe a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera.