Como replantar uma flor?

Perguntado por: lrosa4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Além disso, é importante retirar as folhas secas e mortas, para que, quando for para seu novo jarro, esteja completamente renovada.

  1. Escolha um vaso maior. O primeiro passo para transplantar flores é básico. ...
  2. Retire a planta do vaso antigo e corte as raízes mortas. ...
  3. Transfira a planta. ...
  4. Regue e deixe-a no sol por dois dias.

Passo a passo

  1. Prepare o galho para o plantio. Caso o galho esteja florido, corte a flor com a tesoura. ...
  2. Deixe o galho por uns dias em um recipiente com água. Se quiser, adicione também algum adubo na água, como NPK 10-10-10;
  3. Transfira o galho para o local onde deseja plantar, pode ser um canteiro no jardim ou um vaso.

Não vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta.

Selecione uma rama pequena (com dois ou três pares de folhas) que esteja saindo do caule principal da planta-mãe e faça um corte na base do talo. Coloque a rama em um recipiente com água. Quando você perceber que a rama está soltando raízes plante na terra e veja uma nova planta se desenvolver.

O momento de replantar é aquele em que a planta se mostrar saturada no local onde está Isso pode ser percebido através do aparecimento das raízes na superfície do vaso ou quando este começa a apresentar rachaduras.

Na ponta interior do caule, faça um corte na diagonal; Faça um buraco na terra utilizando algum outro material fino e comprido; Enfie a rosa na terra até a altura próxima dos primeiros ramos de folhas; Coloque terra nos arredores da rosa para garantir que ficará bastante presa no solo.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

No fundo do buraco, coloque adubo orgânico ou um fertilizante químico e encha-o com água. Depois de o líquido ser absorvido, deposite a flor, acrescente mais um pouco de água e cubra o restante do buraco com terra.

Além disso, não deve-se realizar o procedimento expondo às raízes a luz ou meios muito secos, visto que elas são muito sensíveis a esse tipo de estresse. Prefira transplantar no final da tarde, em ambiente não muito claro ou então em horário próximo do desligamento das luzes.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

A técnica mais recomendável para se produzir mudas é de semeio em bandejas de isopor de 128 células, preenchidas com substrato comercial ou preparado na propriedade, colocando uma semente por célula.

- retire folhas e galhos que foram estragados durante o plantio ou aqueles já velhos; - pode o que for necessário para dar boa forma à planta. Mantenha sua planta com a rega adequada, em local fresco e sombreado até que se reestabeleça e retome seu crescimento.

Pra fazer um enraizador natural, tudo o que você precisa é colher algumas tiriricas – vale até do jardim da praça ou do vizinho! Na raiz dessa planta, você encontrará umas formações que lembram pequenas batatas e que armazenam seu super poder: um hormônio que acelera seu enraizamento.

Veja bem, terra é um substrato que não estraga, só perde os nutrientes com o tempo. Por isso, basta manter um vaso com terra bem adubado que a planta fica bem ali. Agora, esfagno, casca de pínus, chips de coco e outros materiais usados como substrato para orquídeas apodrecem com o tempo.

O transplante pode ser feito de maneira simples. O principal objetivo é tentar manter o torrão de substrato inteiro. Para fazer isso, basta virar o vaso com a mão sobre ele, mantendo o caule entre os dedos.