Pode colocar água de feijão nas plantas?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Você pode potencializar a água de feijão para obter um enraizador ainda mais potente.

De acordo com o site SFGATE, o líquido que resta dos cozimentos é um ótimo suplemento de nutrientes para plantas. Substâncias nutritivas, como fósforo, nitrogênio e cálcio, presentes na água usada para o cozimento, atuam como um fertilizante que garante crescimento constante para as plantas.

Diferente da soja, no feijão somente a fixação biológica de nitrogênio não é suficiente – demandando assim adubação. Desta forma, normalmente a adubação é feita com ⅓ na semeadura e ⅔ na cobertura de 25 a 30 DAE. As doses de N variam de 40 a 120 kg/ha, dependendo do nível de tecnologia e produtividade esperada.

Pra fazer um enraizador natural, tudo o que você precisa é colher algumas tiriricas – vale até do jardim da praça ou do vizinho! Na raiz dessa planta, você encontrará umas formações que lembram pequenas batatas e que armazenam seu super poder: um hormônio que acelera seu enraizamento.

Além disso, você pode também utilizar a própria água do cozimento das beterrabas, pois considerando a cor que fica na água, ela está rica em propriedades da raiz.”

Quando você cozinhar leguminosas como lentilha, feijão e grão-de-bico, reutilize a água do cozimento para fazer aquafaba, um ingrediente que pode servir para fazer mousses, merengues, maionese vegana e clara em neve vegana.

Água de feijão
Tenho o costume de deixar o feijão de molho durante algumas horas antes de cozinhá-lo. Pois bem, esta água na qual o feijão fica em repouso antes de seu cozimento pode ser usada como enraizador e até fertilizante.

adubo 20-00-20

O adubo 20-00-20 é o mais utilizado na adubação de cobertura. Em síntese, ele possui justamente o ideal para a manutenção do solo: altas quantidades dos macronutrientes nitrogênio e potássio.

A hidrólise da ureia é rápida em solos úmidos e quentes, e é catalisada pela enzima urease, abundante em todos os solos. Na maioria das vezes, é transformada em NH4+ (forma absorvível pelas plantas) em alguns dias.

Recomenda-se o uso de adubos ricos em fósforo, como superfosfato simples ou fosfato diamônico, durante o plantio ou próximo ao momento da semeadura.

As estacas macias, como as da cebolinha, enraízam com maior facilidade pois a espécie tem muita facilidade de emitir raízes usando esta metodologia. Outros exemplos de cultivos são: hortelã manjericão.

A canela tem poder antifúngico e antibacteriano, ajudando as estacas a manter-se livres de doenças durante o enraizamento. Dependendo da planta que você estiver usando, mergulhe a planta em chá se salgueiro e polvilhe canela onde foi feito o corte para propagação.